|Évora

Ministério da Defesa recusa disponibilizar edifício para residência universitária

A Universidade de Évora queria transformar o edifício da antiga Messe dos Sargentos numa residência para estudantes, com verbas do PRR. Acontece que as 41 camas não vão avançar porque o Ministério da Defesa recusou transferir a titularidade do imóvel.

Créditos / Maps

Após ter sido questionado pelo PCP, sobre o porquê de a transformação do edifício da antiga Messe dos Sargentos, em Évora, não avançar, a tutela respondeu que a residência está «entre as candidaturas aprovadas» no âmbito do Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Há, no entanto, um problema: o edifício pretendido para alojar estudantes pertence ao Ministério da Defesa Nacional e não houve acordo para a transferência da titularidade.

«Segundo informação prestada pela UÉ [Universidade de Évora], não foi possível chegar a acordo, em sede de pré-candidatura», entre o Ministério da Defesa Nacional e a Universidade de Évora para a transferência da titularidade do imóvel, «o que impossibilitou a realização do projecto nos prazos do PRR», informou o gabinete do ministro Fernando Alexandre. 

Segundo a tutela, que não apresentou qualquer justificação para a recusa de cedência do edifício à instituição de Ensino Superior, os estudantes poderão contar com as camas da Fundação INATEL e das Pousadas de Juventude, assim como com diversas instituições públicas, privadas ou do sector social que serão financiadas para o efeito mediante assinatura de um protocolo de colaboração. 

Na pergunta endereçada ao ministro, a deputada do PCP Paula Santos alertava que, em Évora, «são muitas as necessidades de alojamento em residências estudantis públicas e os preços praticados pelos arrendamentos privados são demasiado elevados para que se possam constituir como uma resposta adequada às necessidades».

Passados dois anos do anúncio feito pela reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, a residência na antiga Messe dos Sargentos não será afinal uma realidade e o edifício continua fechado.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui