|AMRS

Porque brincar é participar, região de Setúbal vai mapear espaços de brincadeira

A ideia de criar o projecto «Uma Região a Brincar – Mapa de Lugares Conhecidos e a Descobrir» partiu da Associação de Municípios da Região de Setúbal. Apresentação pública acontece a 7 de Maio, no Seixal. 

Créditos / Direção Regional de Educação

Foi depois do «Manifesto pelo Direito a Brincar», proclamado em 2021, no encontro da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) «O Tempo de Brincar é o Tempo de Crescer», que a AMRS decidiu mapear os lugares de brincar na região de Setúbal, valorizando os recursos e o trabalho desenvolvido naquele território.

Assumindo a identificação dos lugares mapeados, e de outros «a percepcionar ou criar», como espaços públicos de apropriação pelas crianças, este será um contributo para o «desenvolvimento integral da criança, para que o direito ao repouso e aos tempos livres, o direito de participar em jogos e actividades recreativas próprias da sua idade e de participar livremente na vida cultural e artística saia das páginas da Convenção dos Direitos da Criança para a vida.»

A citação é do «Manifesto pelo Direito a Brincar», que identifica o acto de brincar como a principal forma de expressão da criança. Sustenta que esta é a forma que os mais novos têm «de participar, de se expressar, de processar os acontecimentos da sua vida, de criar auto-estima, capacidade de se defender, de arriscar, de descobrir». Numa altura em que as tecnologias de informação e comunicação «dominam de forma avassaladora os tempos de brincadeira», a AMRS alerta para a importância de «estimular o brincar através do movimento e do corpo, com os objectos e com os elementos naturais que a rodeiam». 

Com ilustração da editora Planeta Tangerina, o mapa «Uma Região a Brincar – Mapa de Lugares Conhecidos e a Descobrir», que depois da apresentação pública estará disponível neste endereço, foi realizado no âmbito do Grupo Intermunicipal da Educação da AMRS, com a colaboração do professor Frederico Moura e Sá, da Universidade de Aveiro, envolvendo os municípios de Alcácer do Sal, Alcochete, Grândola, Montijo, Palmela, Santiago do Cacém, Seixal, Sesimbra e Setúbal.

A sessão pública de apresentação do projecto acontece dia 7 de Maio, pelas 14h30, no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, e conta com a participação de Sofia Martins e Teresa Vicente, secretária-geral e presidente do Conselho Directivo da AMRS, respectivamente, Frederico Moura e Sá, Vanessa Silva, responsável técnica do Grupo Intermunicipal de Educação da AMRS, e Maria João Macau, vereadora da Educação da Câmara Municipal do Seixal.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui