|cuidados de saúde primários

Palmela exige reabertura urgente da Unidade de Saúde de Brejos do Assa

As instalações da Unidade de Saúde (UCSP) de Brejos do Assa estão encerradas há mais de um ano. Reabertura depende apenas de uma assinatura da Administração Regional de Saúde, que tarda em aparecer.

Os sindicatos dos médicos estão disponíveis para retomar negociações
Créditos / Pixabay

O Município de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião descentralizada realizada a 21 de Setembro, uma moção que exigia a reabertura imediata da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Brejos do Assa. 

Enquanto funcionava, a UCSP de Brejos do Assa servia uma população de 947 utentes, todos sem médico de família, prova da importância que a instituição tinha na zona. Desde o encerramento da unidade, os utentes foram encaminhados para a UCSP de Águas de Moura, a mais de 15 quilómetros de distância.

«Muitas localidades, em todo o país, desesperam pela construção de um equipamento que garanta o acesso a cuidados de saúde de proximidade», refere a moção divulgada pela Câmara Municipal de Palmela (CMP), mas a população de Brejos do Assa/Algeruz «debate-se com o problema inverso».

O funcionamento deste serviço, de elevada importância para a população depende, exclusivamente, da celebração de um contrato de arrendamento pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT)/Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Arrábida e respectiva integração no mapa do Auto de Transferência de Competências da área da Saúde para a autarquia. A CMP lamentar estar «à espera» desta revisão desde Maio.

As instalações onde funcionava a UCSP, «construídas pelo povo no pós-25 de Abril», encontram-se encerradas há mais de um ano, «na sequência da aquisição do complexo de edifícios por um particular». O novo proprietário está disponível para arrendar o edifício, faltando apenas a tão-desejada assinatura.

Unanimemente, os vereadores da CMP, liderada por um executivo de maioria CDU, exige à ARSLVT e ao ACES Arrábida «a celebração urgente do contrato de arrendamento com o novo proprietário do edifício, viabilizando a reabertura da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Brejos do Assa».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui