|Moita

Neemias Queta: o orgulho do Vale da Amoreira arrisca-se a entrar na NBA

Na madrugada de sexta-feira, Neemias Queta, de 22 anos, pode fazer história ao tornar-se o primeiro português a entrar na NBA. No Vale da Amoreira (Moita) já há um mural para o homenagear.

Créditos / Hoopers/Câmara Municipal da Moita

Tem a assinatura de Pedro Pinhal a intervenção artística nascida pela mão da Hoopers, plataforma para fãs e jogadores de basquetebol, que desafiou a Câmara Municipal da Moita para, em conjunto, edificarem um mural de homenagem a Neemias Queta no Vale da Amoreira, local onde o jovem português tem as suas raízes.

A autarquia revela num comunicado que a escolha deste local recebeu a aprovação do próprio Neemias Queta, aquando da sua última visita a Portugal em Abril, antes de regressar aos EUA e iniciar a sua preparação para a chegada do Draft da NBA.

Pedro Pinhal, também ele natural do Vale da Amoreira, assume que este projecto é «especial» por estar num espaço muito frequentado por jovens e junto à comunidade escolar, servindo de inspiração para que os mais jovens «lutem e trabalhem para atingir os seus sonhos».

Para André Costa, da Hoopers, o momento é «demasiado importante» para ser deixado ao acaso. «É com enorme satisfação que sabemos e vemos que estão todos orgulhosos com este projecto, desde o Neemias, à sua família, os seus amigos e as gentes que aqui vivem», refere. «Como alguém dizia enquanto aqui passava no outro dia, "este menino é o orgulho do Vale da Amoreira", e todos nós estamos a torcer para que ele consiga atingir o seu sonho», acrescenta.

O presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, afirma que «a possível chegada de Neemias Queta à NBA é, sem dúvida, um grande feito para o Município e para as suas gentes», salientando que «é o seu caminho, coragem e determinação que devem inspirar os mais jovens a perseguirem os seus sonhos».

Os trabalhos ficaram concluídos esta segunda feira. A autarquia revela que estão a ser preparadas mais algumas surpresas, com destaque para o acompanhamento da transmissão do Draft da NBA, na madrugada de sexta-feira, que «irá contar com a presença de alguns convidados especiais que marcaram o percurso do jovem português».

Tópico