|Bibliotecas

Moita promove a leitura ao ar livre durante o Verão

Iniciativa vai instalar bibliotecas em dois espaços do concelho durante os meses de Julho e Agosto, com o objectivo de promover hábitos de leitura e dinamizar o trabalho das bibliotecas municipais.

Vista aérea da vila da Moita 
Vista aérea da vila da Moita Créditos / Câmara Municipal da Moita

Em comunicado, a Câmara Municipal da Moita (CMM) reafirma a sua pretensão de «fomentar o gosto pelo livro e pela leitura e, simultaneamente, atrair novos leitores para as bibliotecas municipais», inaugurando a Biblioteca Estival, na Praia Fluvial do Rosário, e a Biblioteca do Parque, no Parque José Afonso, na Baixa da Banheira.

O projecto da CMM, que tem já várias décadas, garante o acesso gratuito de jornais, revistas, livros, infantis e para adultos, jogos de mesa e jogos tradicionais, a todos os habitantes e visitantes do concelho. Estão asseguradas todas as normas de segurança impostas pela Direcção-Geral da Saúde.

A Biblioteca do Parque José Afonso vai funcionar de 5 de Julho a 27 de Agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h e das 15h30 às 19h. Realiza-se desde 2007.

A Biblioteca Estival da Praia Fluvial do Rosário irá funcionar de 6 de Julho a 29 de Agosto, às terças, quartas, quintas e sextas-feiras, das 10h às 13h e das 14h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h ou das 14h às 19h, conforme as marés. Desde 1999 que se realiza aqui esta iniciativa.

Este ano são também promovidas leituras de contos, as «Histórias de Colinho», para as crianças das creches e as suas famílias. As sessões decorrerão na Biblioteca do Parque José Afonso nos dias 7 de Julho, pelas 11h, com o livro Sr. Pancas e os Mal-Entendidos no Zoo, de Kevin Waldron, e no dia 25 de Agosto, às 11h, será a vez do livro A Estória do Sol e do Rinoceronte, de Ondjaki e Catalina Vásquez.

Tópico