|Seixal

Governo instado a construir escola no Seixal

Está publicada a resolução da Assembleia da República que recomenda ao Governo iniciar a construção de uma escola de 2.º e 3.º ciclos em Fernão Ferro, em terrenos cedidos pelo Município do Seixal.

Município admite tratar-se de uma situação «absurda» e com «graves prejuízos para a população»
Município admite tratar-se de uma situação «absurda» e com «graves prejuízos para a população»Créditos / in2set.ips.pt

A resolução publicada no passado dia 3, em Diário da República, foi aprovada por todos os partidos, com excepção do PS, que se absteve na votação.

O documento, onde se recomenda ao Governo iniciar a breve prazo o processo de construção de uma escola de 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário em terrenos já disponibilizados pela Câmara Municipal do Seixal e reservados na respectiva Carta Educativa, resulta de uma petição com mais de 4000 assinaturas, que pais e encarregados de educação de alunos das escolas de Fernão Ferro realizaram com o apoio da autarquia.

Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, agora que a maioria da Assembleia da República decidiu pela construção desta escola em Fernão Ferro, a autarquia vai continuar a pressionar o Ministério da Educação e o Governo para avançar com o projecto e depois com as obras.

Num comunicado, o Município reitera que este equipamento é «de extrema importância» para o concelho e para os munícipes, uma vez residirem actualmente nesta freguesia quase 20 mil habitantes. Destes, cerca de 2800 têm até 14 anos.

A construção desta escola é «urgente» pelo facto de os encarregados de educação dos alunos que frequentam as três escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico da freguesia serem «obrigados a procurar oferta educativa muitas vezes no concelho vizinho, dada a inexistência de uma escola dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário neste território», lê-se na nota.

A Escola Básica Dr. Carlos Ribeiro, sede do Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades, que abrange as escolas da freguesia de Fernão Ferro, conta actualmente com dez turmas a mais do que a sua capacidade.

Tópico