«Estas novas instalações vêm melhorar as condições para o desenvolvimento de actividades e para a resposta da associação às múltiplas necessidades da comunidade», refere, num comunicado da Câmara Municipal do Seixal (CMS), o presidente Joaquim Santos.
A AMUCIP «tem realizado um trabalho ímpar no empoderamento das mulheres da comunidade cigana, promovendo e divulgando a sua cultura e contribuindo para o reconhecimento da força social das mulheres».
A CMS adquiriu e qualificou as novas instalações na Praceta Gregório Crispim Oliveira, na Arrentela, para servir de nova sede à AMUCIP e ao Centro Romi do Seixal, nascido no âmbito do projecto «Empoderar da AMUCIP».
O objectivo é estabelecer um espaço inteiramente dedicado à oferta gastronómica cigana, ao apoio escolar das crianças e a criação de «um espaço beleza».
A AMUCIP está presente no município do Seixal desde o ano 2000, ano da sua constituição, onde «desenvolve diversos projectos de sucesso no âmbito da integração e desenvolvimento das comunidades ciganas, designadamente na área da educação e capacitação/empoderamento das mulheres», através de processos de educação contextualizada e comunitária que decorrem desde 2017.
Mais recentemente, estes projectos foram integrados, e desenvolvidos, no âmbito do Plano Local para a Integração das Comunidades Ciganas do Seixal 2019-2025.