|Almada

Garcia de Orta: Utentes congratulam-se com reabertura plena da urgência pediátrica

O Hospital Garcia de Orta, em Almada, reabre esta segunda-feira o atendimento nocturno da urgência pediátrica, após quase dois anos de encerramento. Utentes salientam empenho dos profissionais de saúde.

Créditos / AbrilAbril

As Comissões de Utentes da Saúde dos Concelhos de Almada e do Seixal reagem, através de comunicado, ao anúncio divulgado pela administração do Hospital Garcia de Orta, esta segunda-feira, de que o serviço de urgência pediátrica «voltará a funcionar, de forma ininterrupta», após o atendimento nocturno ter estado encerrado desde 18 de Novembro de 2019. 

As estruturas congratulam-se com o «culminar de um processo» em que estiveram permanentemente envolvidas com a tutela e a administração do Hospital. Mas alertam para o «problema crónico» da falta de recursos humanos na saúde que, esclarecem, «só será resolvido quando o Estado decidir rever o sistema remuneratório e as carreiras dos profissionais, que tem sido o principal travão ao recrutamento» para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Ao mesmo tempo, criticam, o sector privado beneficia de profissionais «altamente qualificados» e «formados com dinheiro dos contribuintes».

As Comissões de Utentes da Saúde dos Concelhos de Almada e do Seixal salientam o empenho de todos os profissionais do serviço de pediatria e do actual conselho de administração do Garcia de Orta, bem como a «disponibilidade permanente para encontrar soluções que permitissem a reabertura deste serviço».

Tópico