|Almada

Garcia de Orta: Utentes congratulam-se com reabertura plena da urgência pediátrica

O Hospital Garcia de Orta, em Almada, reabre esta segunda-feira o atendimento nocturno da urgência pediátrica, após quase dois anos de encerramento. Utentes salientam empenho dos profissionais de saúde.

Créditos / AbrilAbril

As Comissões de Utentes da Saúde dos Concelhos de Almada e do Seixal reagem, através de comunicado, ao anúncio divulgado pela administração do Hospital Garcia de Orta, esta segunda-feira, de que o serviço de urgência pediátrica «voltará a funcionar, de forma ininterrupta», após o atendimento nocturno ter estado encerrado desde 18 de Novembro de 2019. 

As estruturas congratulam-se com o «culminar de um processo» em que estiveram permanentemente envolvidas com a tutela e a administração do Hospital. Mas alertam para o «problema crónico» da falta de recursos humanos na saúde que, esclarecem, «só será resolvido quando o Estado decidir rever o sistema remuneratório e as carreiras dos profissionais, que tem sido o principal travão ao recrutamento» para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

|

«Desacerto» sobre urgência pediátrica do Garcia de Orta leva a novo protesto

Ministra atirou reabertura da urgência pediátrica do Garcia de Orta para Março, presidente do conselho de administração do hospital duvida. Utentes vão manifestar-se frente ao Ministério da Saúde no dia 22.

Créditos / Notícias ao Minuto

Recentemente, o presidente do conselho de administração do Hospital Garcia de Orta, em Almada, definiu como «irrealista» a informação avançada pela ministra da Saúde, Marta Temido, de que a reabertura da urgência pediátrica poderia acontecer em Março. 

Num comunicado, as comissões de utentes da saúde dos concelhos de Almada e do Seixal confessam que «este desacerto» trouxe «algumas apreensões», e informam que solicitaram à ministra da Saúde o agendamento urgente de uma reunião. 

Entretanto, está já marcado um protesto frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa, no próximo dia 22 de Janeiro, a partir das 11h. As comissões de utentes exigem uma solução definitiva para a urgência pediátrica do Garcia de Orta, que está encerrada durante a noite por falta de médicos para fazer a escala

Tipo de Artigo: 
Notícia
Imagem Principal: 
Mostrar / Esconder Lead: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Imagem: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Vídeo: 
Esconder
Mostrar / Esconder Estado do Artigo: 
Mostrar
Mostrar/ Esconder Autor: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Publicação: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Actualização: 
Esconder
Estilo de Artigo: 
Normal

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui

Ao mesmo tempo, criticam, o sector privado beneficia de profissionais «altamente qualificados» e «formados com dinheiro dos contribuintes».

As Comissões de Utentes da Saúde dos Concelhos de Almada e do Seixal salientam o empenho de todos os profissionais do serviço de pediatria e do actual conselho de administração do Garcia de Orta, bem como a «disponibilidade permanente para encontrar soluções que permitissem a reabertura deste serviço».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui