O «Prémio Margarida e Jaime Gralheiro, um aplauso para a formação e para o conhecimento», foi instituído pelos seus filhos, em parceria com a Câmara Municipal de São Pedro do Sul e o Agrupamento de Escolas do concelho, e este ano será entregue a Rodrigo Gomes, que terminou o 12.º ano de escolaridade com a média final de 17 valores, tendo entrado na Faculdade de Psicologia, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
O prémio, instituído em 2015, visa uma ajuda solidária, através do pagamento do valor da propina relativa à frequência do 1.º ano no ensino superior público, atribuível aos alunos residentes no concelho de São Pedro do Sul há mais de um ano, que frequentem a Escola Secundária da cidade, integrem o escalão «A» do Apoio Social Escolar e tenham obtido a melhor nota no 12.º ano. Trata-se, segundo os promotores, do reconhecimento da escola pública enquanto local privilegiado de inclusão social e de promoção crítica dos saberes e da cultura.
Jaime Gralheiro, dramaturgo e advogado, foi militante do PCP e um lutador pela liberdade, tendo participado activamente na luta contra o fascismo. Após o 25 de Abril de 1974, foi presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de São Pedro do Sul. Destacou-se também na defesa dos pequenos agricultores e dos baldios.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui