|lutas estudantis

Em luta pela retirada do amianto

Os estudantes da Escola Secundária (ES) Manuel Cargaleiro, no Seixal, manifestaram-se para reivindicar «a escola a que têm direito».

Cerca de 150 estudantes concentraram-se, na passada sexta-feira, à porta da ES Manuel Cargaleiro em resposta ao apelo do Movimento Por Mais Condições Nas Escolas de Setúbal, que junta estudantes de várias localidades da região para reivindicar o direito a estudar com condições dignas.

Os alunos lutam contra a falta de funcionários, que põe em causa as condições de segurança e higienização necessárias na escola, e a sobrelotação de alunos por turma, exigindo a retirada imeadiata das telhas de amianto.

Assim, entre as palavras de ordem dos estudantes estiveram presentes, «Governo escuta, estudantes estão em luta», «mais, mais, mais condiçoes materiais», ou ainda «para os bancos vão milhões, para as escolas só tostões».

Esta acção foi o culminar de uma semana de luta dos estudantes da região de Setúbal, que se organizaram para denunciar a falta de investimento na Escola Pública levada a cabo por sucessivos governos.

Tópico