|Torres Novas

Em defesa do acesso à nascente do Almonda

A hora é de acção da população de Torres Novas, em defesa do acesso à nascente do Rio Almonda e ao espaço envolvente, na consideração de que, «desde a nascente até à foz, o Rio Almonda é de todos».

Nascente do rio Almonda, no concelho de Torres Novas
Nascente do rio Almonda, no concelho de Torres NovasCréditosJorge E. / Tripadvisor

Com esse objectivo, decorreu uma reunião entre representantes da administração da empresa Renova e um grupo de cidadãos que desenvolve a sua actividade sob a designação de «Um Colectivo», acompanhados por algumas forças partidárias, tendo em vista a apresentação do teor da petição e consequente recomendação aprovada em Assembleia Municipal a respeito da requalificação e acesso à zona envolvente à nascente do Rio Almonda.

A petição, assinada por cerca de nove centenas de cidadãos, reclama do Município de Torres Novas, liderado pelos socialistas, um plano de requalificação da zona envolvente à nascente do rio, com a consequente retirada da vedação que a Renova instalou, à margem da lei.

Entretanto, a CDU/Torres Novas pronunciou-se sobre esta questão, considerando que, para o PS, «são praticamente intocáveis os interesses dos grandes empresários, deixando para segundo plano os interesses das populações».

No caso concreto, a CDU, por um lado, acusa o executivo municipal do PS de «incapacidade/dificuldade em defender os interesses dos seus munícipes cada vez que esses mesmos interesses possam, ainda que minimamente, não ser coincidentes com os interesses da administração da Renova». Por outro, apela à população do concelho para que se mobilize em defesa da «requalificação do espaço envolvente da nascente do Rio Almonda e que o mesmo seja aberto ao usufruto da população».

Recorde-se que, há mais de um ano, a Assembleia Municipal de Torres Novas aprovou, por unanimidade, uma recomendação à Câmara para que esta desenvolvesse esforços no sentido de ultrapassar a situação e permitir a utilização pela população do espaço em questão.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui