Passar para o conteúdo principal

«Na Venezuela, celebramos os 45 anos do histórico triunfo do povo vietnamita face à ocupação militar do império yanquee. Vitória sem precedentes, que mostrou ao mundo a resistência e a dignidade das e dos herdeiros do Tio Ho [Chi Minh]. O meu abraço para o povo do Vietname!», escreveu esta quinta-feira o presidente venezuelano no Twitter.

A luta contra a agressão dos EUA e o regime fantoche instalado pelos norte-americanos no Sul do Vietname viria a culminar com a libertação de Saigão (a actual Cidade de Ho Chi Minh), no dia 30 de Abril de 1975.

Para alcançar a soberania e independência nacional, o povo vietnamita desenvolveu uma longa luta de resistência contra o colonialismo francês – antes e depois da ocupação japonesa – e a agressão dos Estados Unidos, que teve início logo após a derrota imposta pelo exército de libertação nacional vietnamita, liderado por Vo Nguyen Giap, ao colonialismo francês na batalha de Dien Bien Phu, em 1954.

O povo vietnamita impôs ao imperialismo norte-americano a mais pesada derrota de sempre. Sob a direcção do Partido Comunista do Vietname e das forças patrióticas aglomeradas na Frente de Libertação Nacional – sob a liderança de Ho Chi Minh –, o povo vietnamita mostrou que a mais poderosa potência imperialista podia ser derrotada.

Com a libertação de Saigão, a 30 de Abril de 1975, consumava-se a vitória do Vietname na luta contra a agressão do imperialismo norte-americano, um marco da história contemporânea com grande impacto a nível mundial e enorme significado para o avanço das lutas de libertação dos povos contra o colonialismo e pela emancipação social e nacional.