A iniciativa, segundo revelou o portal cubainformacio.tv, é dinamizada pela associação de amizade Euskadi-Cuba e pelos grupos da emigração cubana Sierra Maestra e Desembarco del Granma no País Basco, com o apoio da Bilboko Konpartsak, organização que coordena as comparsas bilbaínas.
De acordo com a fonte, o desenho e o cartaz desta iniciativa solidária foram concebidos pelo conhecido cartunista basco Tasio.
No âmbito da campanha, ao longo da Semana Grande das festas bilbaínas, que têm lugar de 16 a 24 de Agosto, serão recolhidos materiais como seringas, luvas, sondas, suturas, compressas, preservativos ou medicamentos, entre outros.
A iniciativa também contempla a possibilidade da recolha de fundos para a campanha europeia «Com a mão no coração. Pacemakers para Cuba», para ajudar a Ilha a fazer frente ao défice deste equipamento nos hospitais.
A propósito da iniciativa que terá lugar na segunda metade do mês na cidade basca, o portal destaca que o povo cubano vive «uma duríssima situação económica, que afecta especialmente o seu sistema de saúde pública, com carências muito graves de materiais e medicamentos nos hospitais, policlínicos e farmácias».
«Na raiz do problema está a política de asfixia total à economia cubana por parte do governo dos EUA», recorda, enfatizando as medidas recentes aprovadas pela actual administração em Washington e os seus efeitos.
Andaluzia junta mais de 14 600 euros
No âmbito da campanha «Com a mão no coração. Pacemakers para Cuba», promovida pela mediCuba e organizações solidárias com a Ilha na Europa e nos EUA, a Andaluzia (região no Sul de Espanha) conseguiu juntar 14 642 euros.
Estes fundos – revela a fonte – vão juntar-se a outras contribuições do Movimento Estatal de Solidariedade com Cuba (MESC) e destinam-se à compra de pacemakers.
Até ao final de Julho, organizações de outras partes do Estado espanhol, como Galiza, Catalunha, Valência, Madrid, Astúrias, Aragão e Múrcia, tinham conseguido juntar quase 20 mil euros.
Deste modo, os fundos que as organizações integrantes do MESC recolheram rondam os 34 400 euros – e a parte basca ainda está em marcha.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui