|solidariedade

Novo carregamento solidário para Cuba a partir de Valência

Diversos materiais – com 20 toneladas de peso e no valor de 70 mil euros – foram carregados esta terça-feira em Valência no terceiro contentor que este ano parte dali com destino a Cuba.

Créditos / cubainformacion.tv

A carga deve seguir do porto valenciano no final deste mês para El Mariel (Cuba) e, segundo revela o portal cubainformacion.tv, destina-se a apoiar o refeitório social e os cuidados de saúde prestados pelo projecto comunitário Quisicuaba.

Os materiais de saúde e os equipamentos de trabalho foram doados pelo município valenciano de Guadassuar, o Partido Comunista do País Valenciano, associações de voluntariado e inúmeras pessoas a título individual de municípios como Bétera, L’Alfàs del Pi ou Valência.

A fonte indica ainda que, graças a 26 contributos de diversas entidades, com a colaboração do município de L’Alfàs del Pi e de pessoas particulares, foram recolhidos 3500 euros, em duas semanas, para a compra de uma tonelada de comida e outros materiais.

O carregamento e a coordenação do envio deste contentor para a Ilha foram dinamizados pela associação Euskadi Cuba, a associação Ernesto Guevara de Torrejón de Ardoz (Madrid) e a associação valenciana de amizade com Cuba José Martí – todas membros do Movimento Estatal de Solidariedade com Cuba (MESC).

O contentor, que é dedicado a Fidel Castro (no âmbito das actividades do centenário do seu nascimento, que se prolongam até ao final de 2026), inclui, além de comida, diversos materiais de saúde, todos para a apoiar o atendimento prestado à comunidade de Havana Centro, no contexto do projecto Quisicuaba, em particular pessoas idosas e em risco de exclusão social.

Neste contexto, a associação valenciana «José Martí» recordou as mais de seis décadas de duração do bloqueio que os EUA impõem a Cuba, bem como as mais de três dezenas de condenações dessa política na Assembleia Geral das Nações Unidas.

Para a associação, trata-se de «um acto de guerra em tempo de paz que viola os direitos humanos de todo um povo, tornando-se um crime contra a humanidade que deve ser julgado e condenado».

Instituições de saúde recebem ajuda da Bielorrússia

Um doação de medicamentos da parte da Bielorrússia foi entregue esta terça-feira no Instituto de Hematologia e Imunologia, em Havana, visando contribuir para a garantia do tratamento de pacientes com doenças hematológicas malignas, hipertensos, adultos idosos com transtorno do sistema imune, entre outros, indica o diário Granma.

Entre os medicamentos, encontram-se citostáticos, ansiolíticos, imunoestimulantes, anti-hipertensivos e complexos vitamínicos, precisou Wilfredo Roque García, director da instituição, que se referiu à doação como «um gesto nobre que honra os laços fraternos e históricos de amizade entre os nossos povos e governos».

A doação também inclui comida – leite em pó e carne enlatada –, que será distribuída pelos 28 hospitais da capital cubana, sobretudo pediátricos, e permitirá reforçar a dieta dos pacientes oncológicos, essencial para a sua recuperação, disse Roque García.

Sobre a ajuda – num valor superior a 204 mil euros –, o embaixador da Bielorrússia em Cuba, Vitaly Petrovich Borchuk, mostrou-se satisfeito pelo facto de melhorar a vida dos pacientes e de ser útil ao Sistema Nacional de Saúde na Ilha.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui