Na sua conta de Twitter, o presidente cubano lembrou que o ensino foi um dos grandes esforços de Fidel e da Revolução que triunfou na Ilha em 1959.
A campanha de alfabetização, cuja execução e resultados são reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), marcou a evolução do país antilhano, onde, no início de 1961, havia mais de 970 mil analfabetos e onde mais de 800 mil crianças, com idades entre os cinco e os 15 anos, não frequentavam a escola.
Para enfrentar a manipulação histórica e a ofensiva mediática que procura apresentar Cuba dos anos 40 e 50 como país de abundância e glamour, o acesso ao livro «contra a desmemória» tornou-se mais fácil. Os portais Cubadebate e Fidel Soldado de las Ideas convidam os seus leitores a fazer o download gratuito da obra Fidel Castro, ¿qué se encontró al triunfo de la Revolución?, compilada por Juan Carlos Rodríguez e publicada em 2016 pela editorial Capitán San Luis, em Havana. Com uma linguagem acessível e amplamente ilustrado, o livro aborda a entrada de Fidel em Havana e os primeiros meses da Revolução. «Através da fotografia, da imprensa da época e alguns testemunhos, o volume dá conta da Cuba que encontraram os barbudos» e da transformação que o país caribenho sofreu às mãos do governo revolucionário: campanha de alfabetização, Reforma Agrária, criação do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficos (Icaic), cuidados de saúde, refere o Cubadebate. A realidade com que Fidel se deparou no triunfo da Revolução, em 1959, é muito distante do «salão de jogos, festas e luxos» que alguns queriam vender como postal de Havana e da Ilha. Nos campos de Cuba, despejos de camponeses, tempo morto, fome e miséria. Duzentas mil famílias sem uma vara de terra para cultivar umas hortaliças para os filhos. Viviam em cabanas com tectos de guano, chão de terra, sem saneamento nem latrina, sem água corrente. «Do malecón habanero, a cidade mostrava a sua melhor cara, enfeitada com uma fita luminosa. Mais atrás escondia-se a penúria e a miséria mais dolorosa. A tragédia do mundo rural expressava-se em textos de escritores e em estúdios de investigadores das mais variadas tendências ideológicas. Eram as crianças raquíticas, devoradas pelos parasitas, os adultos consumidos pela tuberculose». «Quando vieram a Havana, em 1959, desdentados e macilentos, em muitos casos, habitantes de uma ilha comprida e estreita não tinham visto o mar nem sabiam o que era a electricidade. Pesava sobre eles o analfabetismo, a desprotecção sanitária, a sujeição à interminável cadeia de arrendatários, subarrendatários, à ausência de caminhos para vender o resultado das suas pobres colheitas. Não conheciam o cinema e, muito menos, a televisão», lê-se na obra [tradução nossa]. Nos anos 50 eram divulgados os números da «prosperidade»: aumento do número de automóveis que circulavam nas cidades, residências e casas de apartamentos, introdução da televisão no país. Mas, nota o portal, aquilo não representava uma melhoria geral do nível de vida, uma vez que Cuba tinha mais de seis milhões de habitantes e o dito progresso alcançava algumas dezenas de milhares. Os bairros eram insalubres, havia despejos, o preço dos alugueres era elevado e o das tarifas eléctricas não estava ao alcance dos mais pobres, revela o sítio cubano. «Em 1953, 22% das casas em Cuba pertenciam aos seus ocupantes; 65% careciam de canalização e 72% não possuíam serviço de saneamento próprio; 42% não tinham serviço de electricidade e 13% dispunham de um só quarto». No campo, «55% de todas as casas careciam de sanita ou mesmo de latrina, o que explicava, em parte, o espantoso apogeu do parasitismo. 14% dos trabalhadores agrícolas tiveram tuberculose, 13% tiveram febre tifóide e 36% diziam ter parasitas». Havia crianças que viviam nas ruas e dormiam onde calhava. Muitas viam-se obrigadas a trabalhar para ajudar a economia empobrecida da casa. Vendiam bilhetes de lotaria, jornais e revistas, engraxavam sapatos ou pediam esmola nas ruas – por vezes, pediam umas moedas aos passageiros de autocarros depois de improvisarem um canto. «Crianças que passavam fome. Nenhuma ia à escola», num país onde havia 600 mil desempregados e onde 1,5 milhões de cubanos, maiores de seis anos – numa população de seis milhões – não possuíam aprovação em qualquer grau de escolaridade, indica o portal cubano. As zonas costeiras estavam nas mãos de entidades privadas. Em 1959, acabou o regime de exclusivismo e diversas formas de discriminação racial que eram praticadas nesses locais, e foi declarado o acesso público às praias. Apesar de tudo isto, dos avanços alcançados e reconhecidos internacionalmente, designadamente ao nível da Educação e da Saúde, num contexto agressivo de bloqueio, a ofensiva mediática e manipulação persistem, tentando passar junto de gerações que não tiveram contacto com a realidade de Cuba pré-revolucionária a imagem dos anos 40 e 50 do século XX como uma «época dourada», como explica Fabio Fernández Batista, professor de História de Cuba na Universidade de Havana, numa entrevista recente ao diário Granma – «Los cubanos de hoy ante la manipulación histórica y la guerra mediática». Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.Internacional|
«Fidel Castro, ¿qué se encontró al triunfo de la Revolución?», acessível em pdf
Que encontrou Fidel quando a Revolução triunfou?
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Com o propósito de ampliar as garantias educativas no país, levando a educação até aos locais mais remotos do território cubano, dezenas de milhares de trabalhadores e professores foram convocados pelo líder da Revolução, Fidel Castro, para a campanha que teve início a 1 de Janeiro de 1961.
O intenso trabalho desenvolvido permitiu declarar o país como Território Livre de Analfabetismo a 22 de Dezembro desse ano – data em que se celebra, em Cuba, o Dia do Educador.
Como resultado da campanha, mais de 700 mil analfabetos aprenderam a ler e escrever. A taxa de analfabetismo foi reduzida para 3,9%, num país onde o acesso aos diferentes níveis de ensino se tornou gratuito e universal.
«A Revolução não obriga ninguém a ler e a escrever; a Revolução sabe muito bem a tristeza e a dor em que vive a pessoa que não sabe ler nem escrever; a Revolução sabe que é impossível que nenhuma pessoa renuncie a essa oportunidade», disse Fidel, citado pela Prensa Latina.
Educação como factor de dignidade
A Unesco celebra o Dia Mundial da Alfabetização desde 1967, para recordar a importância da educação como factor de dignidade e de direitos humanos, e alcançar avanços com vista a uma sociedade mais instruída e sustentável.
O lema deste ano é «Transformar os espaços de aprendizagem da alfabetização», com o qual o organismo internacional pretende desenvolver e garantir uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva para todos.
Na sua página de Internet, a Unesco afirma que é possível que, devido à pandemia de Covid-19, quase 24 milhões de estudantes jamais regressem a uma educação formal; destes, estima que 11 milhões sejam meninas e mulheres jovens.
«Apesar dos avanços alcançados, os desafios persistem, já que 773 milhões de adultos no mundo não possuem, actualmente, competências básicas de leitura e escrita», afirma.
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