Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Síria

Pelo menos 10 civis sírios morrem em explosões de minas deixadas pelo Daesh

Pelo menos dez pessoas morreram e 12 ficaram feridas, esta segunda-feira, na sequência da explosão de duas minas deixadas pelos terroristas na região de Salamiyah (província de Hama).

Créditos / Prensa Latina

Uma mina colocada pelos terroristas do Daesh explodiu à passagem de um camião, provocando a morte de nove pessoas e deixando outras duas feridas, que foram levadas para o Hospital Nacional de Salamiyah, no Leste da província síria de Hama.

As vítimas, segundo informa a Sana, estavam a ser transportadas para terras nas imediações da aldeia de al-Mustareha, para ali apanharem cogumelos.

Uma outra mina explodiu também na região de Salamiyah, fazendo uma vítima mortal e dez feridos entre um grupo de pessoas que andavam na apanha de trufas.

No passado dia 17 de Fevereiro, 53 pessoas que apanhavam trufas a sudeste da cidade de al-Sukhna (província de Homs) foram assassinadas pelos terroristas do Daesh.

O delegado sírio junto dos organismos das Nações Unidas em Genebra, Husam al-Din Alaa, revelou recentemente que o Exército Árabe Sírio conseguiu desmantelar mais de 180 mil minas e outros artefactos explosivos.

Na mesma ocasião, indica a Prensa Latina, o diplomata denunciou que a ocupação estrangeira e a presença de grupos terroristas nalgumas regiões dificultam o trabalho de desminagem.

De acordo com dados divulgados pelo governo sírio o ano passado, as forças armadas, em conjunto com países amigos, desactivaram mais de 50 mil cargas explosivas, 84 mil projécteis por explodir e 45 mil minas de vários tipos, tendo ainda desminado mais de 55 mil hectares do país.

Por seu lado, o departamento anti-minas da ONU na Síria revelou que, entre 2015 e 2022, cerca de 15 mil pessoas morreram ou ficaram feridas como resultado da explosão de minas no país árabe.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui