|Cuba

Mais de 40 filmes a concurso no FIC Gibara

Um concerto de Silvio Rodríguez marca a abertura do 14.º Festival Internacional de Cine de Gibara, que decorre até dia 7 nesta cidade cubana. A edição deste ano é dedicada à infância e à adolescência.

Apresentação do FIC Gibara 2018
Apresentação do FIC Gibara 2018Créditos / vistarmagazine.com

Na sua 14.ª edição, o FIC Gibara, que se realiza na cidade costeira da província de Holguín entre hoje e dia 7, acolhe mais de quatro dezenas de filmes a concurso, entre obras de ficção (26 longas e curtas-metragens), documentais (16) e filmes de animação (três).

Na sua maioria, as propostas a concurso têm origem europeia ou latino-americana, e, de acordo com o presidente do festival, o actor Jorge Perugorría, destacam-se pela variedade e qualidade, informa a Prensa Latina.

No programa incluem-se ainda debates, conferências, concertos e exposições, bem como uma exibição especial do filme Fear and Loathing in Las Vegas (1998), que contará com a presença do actor porto-riquenho Benicio del Toro, protagonista da obra juntamente com Johnny Depp.

Outros convidados do festival serão o actor e realizador mexicano Demián Bichir, o cineasta espanhol Félix Viscarret e a actriz cubana Ana de Armas.

A Prensa Latina anuncia que, durante o evento, será entregue o prémio Lucía de Honor a «três grandes do cinema cubano»: o cineasta Enrique Pineda Barnet e os actores Mirtha Ibarra e Salvador Wood.

Será ainda homenageado o realizador e produtor cubano Humberto Solás, falecido em 2008 e que foi o criador do Festival Internacional de Cine Pobre, em que o FIC Gibara se inspira.

Tópico