|Síria

Exército sírio descobre mais esconderijos com armamento de terroristas

Em operações de limpeza realizadas na província de Quneitra, unidades do Exército Árabe Sírio (EAS) encontraram grande quantidade de armas e munições, e medicamentos de fabrico israelita.

EAS descobre armamento, equipamento de comunicações e medicamentos em Quneitra
EAS descobre armamento, equipamento de comunicações e medicamentos em Quneitra Créditos / southfront.org

Forças do EAS realizaram, este sábado, um conjunto de operações de «limpeza de terreno» nos arredores da cidade de Quneitra, no Sudoeste do país, junto aos Montes Golã ocupados, com o objectivo de desminar a região e eliminar outros explosivos que os grupos terroristas ali deixaram.

Uma fonte militar anónima disse à SANA que, no decorrer das operações, os soldados sírios encontraram diverso equipamento militar – incluindo metralhadoras, lança-granadas anti-tanque, dispositivos de telecomunicações e binóculos. No mesmo local, descobriram grandes quantidades de medicamentos e equipamento cirúrgico de fabrico israelita, revela a PressTV.

De igual forma, conseguiram localizar, camuflados em grutas e túneis, veículos de marca Toyota, mísseis de tipo Tow, de origem norte-americana, e Law, de fabrico israelita, acrescenta a Prensa Latina.

Por outro lado, na província de Deir ez-Zor (Leste do país), as forças de Damasco descobriram, em conjunto com a população local, grande quantidade de armas, de variado tipo, e morteiros deixados para trás e enterrados por membros do chamado Estado Islâmico – também conhecido como Daesh – antes de serem expulsos da região ocidental de Al-Mayadin, precisa a HispanTV.

Paralelamente, numa região campestre da província de Homs, no Centro do país, as autoridades sírias encontraram espingardas, lança-mísseis e grandes quantidades de munições, deixadas no local por organizações terroristas.

Em muitas operações de «limpeza de terreno» deste género, unidades do Exército Árabe Sírio e forças aliadas têm descoberto com frequência armazéns e esconderijos debaixo do solo onde os terroristas abandonaram todo o tipo de equipamento militar e material médico.

O material encontrado é, na maioria dos casos, de fabrico norte-americano e israelita.

Tópico