|Síria

Entidades Árabes na América Latina exigem fim do bloqueio a Síria, Venezuela e Cuba

A 50.ª Conferência Extraordinária da Federação de Entidades Árabes na América Latina (Fearab) condenou o bloqueio económico imposto a Cuba, Venezuela e outros países, e reafirmou o apoio à Palestina.

Foto de grupo na jornada de encerramento da conferência que teve lugar em Damasco, capital da Síria 
Créditos / Prensa Latina

«Exigimos o levantamento imediato deste bloqueio que faz sofrer os povos e instamos a Organização das Nações Unidas (ONU) a alcançar esta meta», afirma-se na declaração final lida na sessão de encerramento do evento celebrado na Aula Magna da Universidade de Damasco, que contou com a participação de 70 representantes de origem árabe provenientes de diversos países latino-americanos.

No encontro, que começou na segunda-feira e se prolongou até dia 6, a Fearab defendeu ter conseguido, nas últimas cinco décadas, lograr os objectivos de juntar os migrantes árabes que residem na América Latina, sendo uma voz que se levanta em defesa das causas justas, indica a agência Sana.

Também na sessão de encerramento da conferência, o presidente da Federação, George El Alam, destacou a importância de manter vivos os costumes e as tradições árabes entre as comunidades migrantes, e defendeu que devem empregar todos os esforços e quadros disponíveis para ajudar a reconstruir a Síria.

Condenação das agressões à soberania de Síria, Iraque, Líbano, Líbia e Palestina

|

Decorre em Damasco a conferência de entidades árabes na América Latina

Com uma mensagem de apoio e solidariedade à Síria, começou esta segunda-feira a 50.ª Conferência Extraordinária da Federação de Entidades Árabes na América Latina (Fearab).

Créditos / PL

O acto de abertura, que teve lugar na Aula Magna da Universidade de Damasco, contou com a participação de 70 representantes de origem árabe provenientes de diversos países da América Latina, bem como de várias personalidades, deputados e ministros sírios, nomeadamente o titular da pasta dos Negócios Estrangeiros, Faisal Mekdad, e a da Cultura, Lubana Mashwah.

Ao intervir, Mekdad considerou que este evento representa uma ponte que melhora a comunicação com os emigrantes e os países onde residem, contribuindo igualmente para esclarecer que aquilo que se passa na Síria é o oposto do que os órgãos de comunicação ocidentais promovem.

A Síria está com as forças do bem para construir um mundo novo sem colonialismo, sem hegemonia e sem saques, assente na multipolaridade, na justiça, na Carta das Nações Unidas e no direito internacional, disse o ministro, citado pela Sana.

Faisal Mekdad afirmou ainda que o seu país está a fazer um grande esforço para estabelecer as melhores relações com os países latino-americanos, sublinhando que isso é dificultado pelas sanções económicas impostas à Síria e a alguns desses países.

Por seu lado, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Ayman Sousan, deu as boas-vindas aos presentes, tendo afirmado que «Damasco foi sempre uma verdadeira defensora das causas árabes e é símbolo de dignidade e orgulho».

Participantes na Conferência nos suqs da Cidade Velha de Damasco, a 5 de Setembro de 2023 / Sana

«Apreciamos bastante as posições da Fearab sobre questões cruciais para a causa árabe e o seu apoio firme à Síria face às políticas destrutivas dos EUA», acrescentou Sousan.

«Apoio incondicional ao povo sírio»

Em declarações à agência Prensa Latina, o presidente da Fearab-América, George El Alam, disse que o evento que se celebra na Síria é uma mensagem de apoio incondicional ao seu povo e de repúdio enérgico pela guerra e pela ingerência nos assuntos internos da Síria.

Por seu lado, a presidente da Fearab-Cuba, Yaimé Proveyer, disse que o povo sírio não está sozinho e que a Fearab o apoia frente à guerra, ao bloqueio e às sequelas dos terremotos.

Já esta manhã, vários participantes na Conferência tiveram oportunidade de passear pela Cidade Velha de Damasco, ficando a conhecer alguns dos seus locais emblemáticos.

Nesse passeio, Tamara Lali, da Argentina, disse à Sana que a Fearab é composta por mais de 200 associações sírias e libanesas, tendo como objectivo estabelecer comunicação entre os emigrantes (e seus descendentes) com a sua pátria.

Disse ainda que, na actual conferência, participam representantes de oito países da América Latina: Argentina e México, Chile, Brasil e Paraguai, Uruguai, Venezuela e Panamá.

Só da Argentina vieram 23 representantes, «para dar apoio e solidariedade ao povo sírio», afirmou.

Tipo de Artigo: 
Notícia
Imagem Principal: 
Mostrar / Esconder Lead: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Imagem: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Vídeo: 
Esconder
Mostrar / Esconder Estado do Artigo: 
Mostrar
Mostrar/ Esconder Autor: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Publicação: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Actualização: 
Esconder
Estilo de Artigo: 
Normal

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui

O texto final do evento condenou todas as agressões cometidas contra a soberania da Síria, do Iraque, do Líbano, da Líbia e da Palestina, e apelou ao respeito pelo direito de autodeterminação dos povos.

Na declaração final também se reafirma o apoio à criação de um Estado palestiniano independente, com Jerusalém como sua capital, e ao direito de retorno de todos os palestinianos na diáspora.

A Fearab apela ainda ao respeito pelas leis internacionais e os direitos humanos, e pede o fim do recurso à violência, à política da coerção e ao saque dos recursos naturais dos povos.

Durante a conferência, o ministro sírio dos Negócios Estrangeiros, Faisal Mekdad, considerou que o evento representa uma ponte que melhora a comunicação com os emigrantes e os países onde residem, contribuindo igualmente para esclarecer que aquilo que se passa na Síria é o oposto do que os órgãos de comunicação ocidentais promovem.

Já Ayman Sousan, seu ministro adjunto, valorizou as posições da Fearab «sobre questões cruciais para a causa árabe», assim como «o seu apoio firme à Síria face às políticas destrutivas dos EUA».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui