Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Bolívia

Economia boliviana vai continuar a recuperar

O ministro da Economia e Finanças Públicas, Marcelo Montenegro, prevê um crescimento da economia de 5,1%, o que terá reflexos positivos no emprego e nos rendimentos dos bolivianos.

Créditos / economiayfinanzas.gob.bo

«Espera-nos um ano de consolidação da recuperação económica; […] isso vai reflectir-se no emprego, nos bolsos, no rendimento», disse Marcelo Montenegro à imprensa, sublinhando que se deve encarar o próximo ano com «expectativas positivas».

No passado dia 29 de Dezembro, fazendo um balanço, Montenegro disse que o país andino-amazónico previa encerrar 2021 com um crescimento próximo dos 6%, sobretudo dinamizado pelos sectores das manufacturas, da construção, do transporte e da mineração, refere a Agencia Boliviana de Información (ABI).

Destacando a boa gestão do executivo de Luis Arce, o ministro da Economia defendeu a necessidade de «continuar a apostar» no modelo económico-social posto em marcha pelo Movimento para o Socialismo (MAS).

A taxa de desemprego foi reduzida dos 12% registados em Julho de 2020 para 5,2% em Outubro do ano passado, o que representa mais 1,1 milhões de pessoas a trabalhar, segundo afirmou.

Montenegro disse ainda que governo vai aumentar o investimento público para cinco mil milhões de dólares e que prevê uma taxa de inflação de 3,4%.

2021 foi ano de «reactivação económica»

Também em jeito de balanço, o presidente boliviano, Luis Arce, destacou a «reactivação económica» do país, bem como o desempenho de nove empresas públicas, que criaram milhares de empregos e deram um enorme contributo para os programas sociais.

Na sua conta oficial de Twitter, Arce, que nomeou as empresas em causa, disse que, até Novembro último, reportaram lucros de 144,6 milhões de euros, acrescentando que «se exportaram produtos para países como o Peru, a Argentina e o Reino Unido, que geraram mais de 3000 empregos directos e 20 mil indirectos».

«Isto permitiu inclusive apoiar com 65,5 milhões de bolivianos (8,3 de euros) os nossos programas sociais», sublinhou.

Ao referir-se ao sistema financeiro, o chefe de Estado disse que «também mostra sinais de recuperação», na medida em que a liquidez aumentou 23% em relação ao ano anterior. «Para nós é claro o caminho para reconstruir a pátria», frisou.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui