|Cuba

Cuba debate o futuro na Assembleia Nacional do Poder Popular

Esta segunda-feira e amanhã, a Assembleia Nacional do Poder Popular estará reunida para debater a situação política, económica e social do país. 

CréditosErnesto Mastrascusa / EPA

O órgão supremo do poder do Estado, composto por deputados eleitos pelo voto livre e directo, reúne hoje e amanhã a sua quinta sessão ordinária da 10ª Legislatura. O objectivo da reunião magna é, não só fazer um diagnóstico do estado do país, como também apontar caminhos para o desenvolvimento cubano. 

Na reunião serão apresentados o ponto de situação do Plano Económico para o primeiro semestre de 2025 e as ações propostas para a conclusão do ano, a liquidação do Orçamento do Estado de 2024 e sua execução até o momento, bem como as perspectivas para o encerramento do ano em curso.

A intenção da reunião é fazer um diagnóstico da situação política, económica e social do país, mas além disso perspectiva-se que seja também discutida a implementação da Política de Transformação Digital, a protecção de indivíduos, famílias, domicílios e comunidades em situação de vulnerabilidade e a actualização do Programa Nacional para o Avanço da Mulher.

Cuba neste momento está a procurar consolidar um audacioso plano nacional de habitação e, como tal, na Assembleia Nacional do Poder Popular, irá a debate a produção local de materiais de construção e seu impacto no programa em curso. Por último, o Ministério de Energia e Mineração apresentará um relatório sobre as ações de recuperação do sistema elétrico nacional, incluídas no Programa de Governo, 

Para encerrar os trabalhos, o primeiro-ministro cubano, Manuel Marrero Cruz, irá apresentar um relatório com os objectivos e metas do Programa de Governo de forma a corrigir distorções e relançar a economia, assim como irá submeter diversos projectos de lei para aprovação, de acordo com o calendário legislativo.
 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui