Isinbayeva considera que eleição é «resposta à injustiça»

Atletas elegem saltadora russa para o Comité Olímpico

Isinbayeva foi eleita para a Comissão de Atletas do Comité Olímpico Internacional após ser impedida de participar nos Jogos do Rio pela exclusão colectiva de toda da equipa russa.

Yelena Isinbayeva, de 34 anos, é recordista mundial do salto com vara de forma ininterrupta desde 2004
Créditos / Sputnik

A russa Yelena Isinbayeva foi eleita para a Comissão de Atletas do Comité Olímpico Internacional (COI), numa votação em que participaram 5185 atletas de todo o mundo. Britta Heidemann (Alemanha), Seug-min Ryu (Coreia do Sul) e Daniel Gyurta (Hungria) são os outros três atletas eleitos.

A recordista mundial, medalhada nos Jogos de Atenas, Pequim (ouro) e Londres (bronze) afirmou que a eleição pelos seus pares para o órgão do COI representa «uma resposta à injustiça», depois de toda a equipa russa ter sido excluída da participação nos Jogos Olímpicos deste ano.

Os 68 atletas da Federação Russa que se qualificaram para os Jogos do Rio ficaram impedidos de participar depois da revelação de um relatório que aponta para um esquema de dopagem organizada naquele país. Atletas que nunca foram testados de forma positiva, como Isinbayeva, ficaram suspensos, apesar de outros que já cumpriram suspensões, como os velocistas Tyson Gay, Justin Gatlin (EUA), Yohan Blake (Jamaica) ou Yelyzaveta Bryzgina (Ucrânia), terem já marcado presença na competição.

Yelena Isinbayeva tem dois títulos olímpicos e nove títulos mundiais (cinco em pista coberta). É a actual recordista mundial e olímpica do salto com vara, sendo a única atleta da história a superar os 5 metros ao ar livre.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui