|Tóquio 2020

Apuramento olímpico de águas abertas é em Setúbal

A Federação Internacional de Natação escolheu Setúbal para anfitriã da competição que serve de apuramento olímpico na disciplina de águas abertas, nos dias 19 e 20 de Junho. 

CréditosNuno Veiga / Agência Lusa

Esta é a terceira vez, depois de 2012 e 2016, que a cidade acolhe a prova de dez quilómetros em águas abertas que garante o apuramento aos Jogos Olímpicos. A competição, inicialmente agendada para o final de Maio na cidade japonesa de Fukuoka, vai realizar-se no Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal.

Na FINA Marathon Swimming Olympic Games Qualification Tournament 2021 – Setúbal, designação oficial do evento desportivo, são esperados os principais atletas mundiais da actualidade, assim como os representantes portugueses Angélica André, Tiago Campos e Mafalda Rosa.

Na página oficial da Federação Portuguesa de Natação, o vice-presidente, Rui Sardinha, realça que a competição setubalense «ficará na história das águas abertas como a cidade que abriu a qualificação olímpica em 2012 e que, por mudanças previstas no regulamento de apuramento, fechará o ciclo dos apuramentos para os Jogos Olímpicos em 2021».

Tópico