Passar para o conteúdo principal

|Saara Ocidental

Académico destaca experiência da Frente Polisário na construção do Estado saarauí

O argelino Mohamed Cherif Drouwi apontou a experiência da Frente Polisário na criação de instituições capazes de assumir plenamente as funções de um Estado, depois de concluído o processo de descolonização.

Argélia Saara Ocidental Frente Polisário
A XIV Universidade de Verão para quadros da Frente Polisário e do Estado Saarauí decorre em Boumerdès, na Argélia Créditos / SPS

Numa conferência que deu na XIV Universidade de Verão para quadros da Frente Polisário e do Estado Saarauí, que decorre em Boumerdès (Norte da Argélia), Drouwi abordou uma série de questões relacionadas com a passagem dos movimentos de libertação nacional à fase de construção de estados independentes, destacando, em primeiro lugar, a necessidade de preparar as suas instituições, relações internacionais e estratégias de cooperação.

O orador afirmou que a transição da fase de libertação para a de independência exige uma mudança, no pensamento e na prática, da lógica do movimento de libertação para a da construção do Estado, das suas instituições e das suas relações internacionais, o que permite consolidar as conquistas nacionais e completar o caminho rumo à soberania.

Ao analisar a natureza do sistema internacional, Drouwi referiu que o mundo se move em grande medida segundo uma lógica de interesses, pelo que defendeu a necessidade de criar estratégias capazes de proteger a identidade nacional e preservar o direito do povo saarauí à autodeterminação, preparando-se, em simultâneo, para enfrentar as transformações internacionais e as relações de força, indica a agência Sahara Press Service (SPS).

Sublinhando que a Frente Polisário conseguiu construir instituições nacionais capazes de se materializar após a independência, Drouwi afirmou que este caminho implica a consolidação de instituições saarauís que possam administrar o futuro Estado plenamente soberano, que sejam capazes de estabelecer relações internacionais estáveis e que coloquem o respeito pelos direitos humanos e as liberdades como princípios fundamentais da construção institucional.

Construção antecipada das relações internacionais

Drouwi deu particular ênfase à preparação antecipada da construção das relações internacionais, assentes em interesses comuns e no respeito mútuo, por via da materialização de acordos, protocolos e quadros de cooperação.

Neste contexto, instou à reflexão sobre áreas de associação com estados e organizações internacionais, bem como a aproveitar as diversas experiências e conhecimentos disponíveis para benefício do processo de construção do Estado saarauí, reforçando a sua capacidade de integração no sistema de relaciones internacionais.

A conferência deu assim destaque a uma dimensão menos visível do processo de libertação do povo saarauí, a da preparação política e institucional para o dia seguinte à plena recuperação da soberania.

No entendimento de Drouwi, esta transição não pode ser improvisada, mas exige que se continue a desenvolver capacidades administrativas, quadros de cooperação e relações estáveis e duradouras.

Trata-se – disse – de um processo integral de reconstrução do pensamento, das instituições e das relações internacionais, com vista a garantir a preservação da identidade nacional, a consolidação da soberania e o processo de construção nacional.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui