O concerto de homenagem realiza-se no próximo dia 3 de Novembro, véspera do aniversário de Olga Prats, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, revelou à Lusa fonte da organização.
A iniciativa partiu do musicólogo Bernardo Mariano, que contou com o apoio da filha da pianista, Paula Prats Azevedo Gomes, e do compositor Sérgio Azevedo, autor da obra Olga Prats. Um Piano Singular (2007).
Além do contrabaixista Alejandro Erlich-Oliva, com quem a pianista tocou e fundou, em 1980, o Opus Ensemble, participam no concerto os músicos, compositores e artistas Diana Botelho Vieira, Sérgio Azevedo, Luís Madureira, Quarteto Lopes-Graça, António Victorino d'Almeida, Maria do Céu Guerra, Sara Vaz, Jorge Palma, António Saiote, Artur Pizarro, Irene Lima, João Paulo Santos, e uma bailarina a designar.
«Todos eles pessoas que tiveram uma relação bastante ou muito próxima, profissional e pessoal, com a Olga, uns durante muito tempo, outros mais recentes», referiu Bernardo Mariano, que também colaborou com a pianista num projecto discográfico sobre Joly Braga Santos.
O musicólogo declarou à Lusa que os artistas que participarão no concerto actuarão graciosamente e que 80% da receita da sala será para os promotores e «reverterá, se tudo correr bem, para a instituição do Prémio Olga Prats de Música de Câmara, associado ao Prémio Jovens Músicos, e que irá premiar, a cada ano, com início já em 2022, o agrupamento vencedor da categoria de “Música de Câmara - Nível Médio”».
A pianista e pedagoga Olga Prats é uma figura incontornável do panorama musical português e uma referência no âmbito da música de câmara em Portugal nos últimos 50 anos.
Manteve relações e artísticas e pessoais, entre tantos outros, com personalidades tão relevantes como Fernando Lopes-Graça, António Victorino d’Almeida ou Constança Capdeville. Participou na formação de vários agrupamentos musicais, entre os quais o icónico Opus Ensemble. Leccionou no Conservatório Nacional e na Escola Superior de Música de Lisboa.
Maria Olga Douwens Prats nasceu em Lisboa, a 4 de Novembro de 1938, fez o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional e prosseguiu os estudos em Colónia, na Alemanha. Começou a tocar piano aos seis anos, tendo sido aluna particular de João Maria Abreu e Motta, e deu o seu primeiro recital aos 14 anos, no Teatro Municipal de S. Luiz, em Lisboa.
Faleceu a 30 de Julho de 2021, aos 82 anos, na sua casa na Parede (Cascais).
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui