|teatro

Peça de teatro para a infância revela o medo da guerra

Dois soldados inimigos, divididos por um muro e prontos para mais um dia de guerra, protagonizam uma nova peça infantil, que o Teatro Nacional D. Maria II estreia este mês em Lisboa.

CréditosAntónio Cotrim / Agência Lusa

Onde é a guerra?, com encenação de Catarina Requeijo e interpretação de Luís Godinho e Victor Yovani, é a mais recente produção do teatro nacional no projecto «Boca Aberta», feito de espectáculos pensados especificamente para os mais novos.

A peça, com meia hora de duração, põe em confronto dois soldados em guerra, separados por um muro e com escassos recursos de comunicação. De cada lado da barricada, munidos de um «manual de guerra» e muita desconfiança, os dois soldados fazem suposições sobre o inimigo, considerando-o sempre mau.

A peça foi escrita por Inês Fonseca Santos e Maria João Cruz, inspirada em livros para a infância que versam sobre a guerra, em particular L'ennemi, de Davide Cali e Serge Bloch (inédito em Portugal).

Esta é uma peça «sobre a guerra, porque fala do outro e nós estamos a ser instigados diariamente a ter medo do outro, que vai variando conforme os temas da actualidade. [Fala] sobretudo de um outro que seja diferente de nós. E essa vida dominada pelo medo, pela desconfiança está muito presente», explicou Catarina Requeijo aos jornalistas no final de um ensaio de imprensa.

Na peça, os militares desconfiam um do outro, imaginam como será o inimigo – não toma banho, tem mau hálito, é peludo e só tem um olho –, até que, por força da necessidade, vão descobrindo pontos em comum: ambos gostam de chá, de comer maçãs e de jogar às cartas.

«Queríamos duas pessoas divididas, queríamos uma barreira física, um muro; e os muros criam separações, criam desconfiança e criam uma imaginação fértil. O medo alimenta uma imaginação muito fértil», explicou Catarina Requeijo.

Na narrativa são ainda acrescentadas situações que remetem para o contexto da vida das crianças, com birras entre soldados, intervalos para o lanche – anunciados através de um megafone – e partilha de objectos e de refeições.

Dirigida a crianças a partir dos três anos, a peça Onde é a guerra? estreia na terça-feira, na Escola Básica do 1.º Ciclo Engenheiro Ressano Garcia, em Lisboa, e no dia 14 no Salão Nobre do Teatro Nacional D. Maria II. 


Com agência Lusa

Tópico