Desde o dia 8 de Janeiro de 1981 que as crianças de Montemor-o-Novo encontram na Oficina da Criança um espaço «mágico» de «liberdade, criatividade e sonho». A oficina nasceu num tempo exigente, «fruto da vontade de pessoas inquietas que acreditaram na cultura, na educação e na democratização do acesso à criação artística como caminhos para formar cidadãos mais livres e conscientes», explica nota do Município.
Ao longo de quatro décadas e meia, primeiro no subpalco do Cineteatro Curvo Semedo, depois no Centro de Animação Socioeducativo, gerações de crianças cresceram entre tintas, papel, barro, jogos e brinquedos, «aprendendo que brincar é coisa séria e que criar é uma forma de estar no mundo».
No próximo sábado, 10 de Janeiro, decorre o programa de celebração deste percurso de «amor, dedicação e compromisso» com a infância. O Guarda Serôdio vem a Montemor é o tema da actividade para pais e filhos, dinamizada pelo actor, produtor e programador Mário Moutinho (que interpretou o guarda Serôdio na série Os Amigos de Gaspar), no Centro de Animação Socioeducativo, às 11h. No mesmo espaço, mas às 14h30, terá lugar uma mesa-redonda sobre as Crianças na Revolução: o direito a Brincar. Na sessão moderada por Ana Bigotte Vieira intervêm, além de Mário Moutinho, Luís Vasco (Casa da Criança, Comuna), Virgínia Fróis e Teresinha Tavares (Oficina da Criança) e Joana Bravo (investigadora em educação artística).
Pelas 17h será inaugurada uma exposição dedicada aos 45 anos da Oficina da Criança no subpalco do Cineteatro Curvo Semedo. A organização deste dia está a cargo da Oficina da Criança e do Brincar, projecto de investigação histórica e artística.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui
