Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|50 anos do 25 de Abril

O «retrato do país» no 25 de Abril vai estar na Torre do Tombo

O Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT) inaugura na próxima segunda-feira uma exposição de fotografia sobre a Revolução dos Cravos, que pretende ser «um retrato do país», no dia 25 de Abril e seguintes.

Créditos / DR

A exposição intitulada «Dias de Abril: Um Caminho, Múltiplas Vozes», resulta do trabalho em rede da Torre do Tombo, em Lisboa, com os arquivos distritais, tendo para esta exposição contribuído outros arquivos públicos e colecções privadas.

«A exposição é um retrato do país, a partir de um levantamento realizado por todo o país, através dos arquivos distritais, de fotografias do dia ou dias seguintes ao 25 de Abril de 1974, de todo o território nacional, para, assim, dar uma visão alargada do que foi o 25 de Abril», disse à Lusa uma responsável da instituição.

«Dias de Abril: Um Caminho, Múltiplas Vozes» procura «apresentar um testemunho dos dias de Abril de 1974, em que a madrugada de 25 de Abril mudou para sempre o caminho político e social que Portugal tinha percorrido nos últimos 48 anos».

Além de fotografia, a exposição inclui outra documentação, nomeadamente um conjunto de provas fotográficas pertencentes ao Arquivo Fotográfico do antigo SNI – Secretariado Nacional de Informação, que «testemunham o movimento militar nas ruas de Lisboa».

A mostra contempla igualmente cartazes e imprensa da época, nomeadamente as cinco tiragens do jornal O Século, do dia 25 de Abril de 1974, e está distribuída por três salas do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Será inaugurada na próxima segunda-feira, 15 de Abril, às 16h, e vai estar patente até 28 de Junho.


Com agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui