|literatura

O papel da resistência nos III Encontros Literários de Montemor-o-Novo

«Literaturas e Resistência» é o tema da 3.ª edição dos Encontros Literários de Montemor-o-Novo, a decorrer entre 24 e 27 de Outubro na Biblioteca Municipal Almeida Faria. 

Créditos / revistabula.com

A edição de 2019 dos Encontros Literários, iniciativa da Câmara municipal de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, surge integrada nas comemorações dos 45 anos do 25 de Abril.

Subordinado ao tema «Literaturas e Resistência, o programa conta com a exposição «48 anos de Censura em Portugal» e reúne personalidades das áreas da literatura, história, cinema e música, que darão a conhecer algumas manifestações da resistência na arte e na história.

Durante os encontros serão abordados temas como a guerra colonial, o neorealismo em Portugal ou as formas de resistência na literatura contemporânea, em particular, a resistência dos montemorenses na luta contra o regime fascista, ilustrada por José Saramago na obra Levantado do Chão.

A autarquia informa ainda que esta edição será marcada por um momento de evocação ao mestre José Salgueiro, falecido este ano. José Salgueiro dedicou grande parte da sua vida ao estudo das plantas, sendo reconhecido como uma das mais carismáticas figuras do Alentejo.

Tópico