|Alcácer do Sal

A música de Bach «engloba tudo o que é humano»

Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, está prestes a receber o Festival «Viva Bach». A directora artística é a violinista Veronika Schreiber, para quem a música do compositor «engloba tudo o que é humano».

Alcácer do Sal
Alcácer do SalCréditos / CC BY-SA 3.0

A música de Johann Sebastian Bach vai passar no Auditório Municipal de Alcácer do Sal e na Igreja de Santiago, de 20 a 22 de Setembro. Promovido pelo Município, o festival tem como directora artística Veronika Schreiber e conta com músicos de Brasil, Holanda, Áustria, Alemanha e Portugal.

Segundo a violinista, «a música de Bach engloba tudo o que é humano», pelo que considera que faz todo o sentido celebrar-se o legado de Bach aqui e agora, num «momento em que a nossa existência na Terra se está a tornar cada vez mais frágil».

Para o presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença, a realização do festival encaixa numa espécie de missão. «Cumpre-nos abrir horizontes e proporcionar, a todos os que cá vivem e aos que são atraídos para a nossa terra, diversidade e riqueza cultural», refere o edil. 

Diplomada com distinção pela Academia de Música de Varsóvia (Polónia), Veronika Schreiber tem um percurso notável na área musical. Solista com orquestras na Polónia, Espanha, Itália e EUA, já tocou com artistas como Mieczyslaw Horszowski, Felix Galimir, Peter Wispelway, Ursula Oppens, Paul Gulda, Manon Fischer-Dieskau, entre outros.

Criou programas para públicos jovens que foram apresentados em Itália, Polónia e França, e ensinou violino e música de câmara no Smith College, na Universidade de Massachusetts em Amherst, e também em Amherst College, nos EUA. 

Tópico