|Cinema de animação

Monstra em casa: curtas de animação para ver online

O festival de cinema de animação de Lisboa, que este ano celebra duas décadas, vai adaptar-se às circunstâncias com uma programação online, de 25 a 31 de Maio.

Créditos / monstra

Em 2020, o festival de animação de Lisboa, marcado para 19 a 30 de Março, ia ter um olhar retrospectivo sobre os 20 anos de existência, com a exibição de alguns dos títulos mais importantes que passaram pelo grande ecrã. 

Agora, já com novas datas (25 a 31 de Maio), a Monstra irá apresentar-se na plataforma Kinow: em 12 sessões exibirá um total de 169 filmes entre as competições de Curtas, Curtíssimas (filmes até dois minutos), Estudantes e a competição Portuguesa.

A segunda parte do festival, onde se inclui o cinema de retrospectiva e a competição de longas-metragens, planeia-se que chegue às salas habituais no final de Setembro.

Na competição de longas, The Swallows of Kabul, da dupla francesa Zabou Breitman e Eléa Gobbé-Mévellec, é um dos destaques, um filme sobre duas histórias de amor num Afeganistão sob o controlo taliban, que pretende celebrar a força e a beleza das mulheres. Já nas curtas, Sonhos Ilustrados, do japonês Koji Yamamura, nomeado para os Óscares em 2003 pelo filme Mt. Head, é um dos favoritos.

Há ainda uma secção inteiramente dedicada ao Brasil, a Anima BR, a acontecer no Cinema Ideal. Otto Guerra, cineasta e animador brasileiro, é uma das figuras centrais. Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock 'n Roll e Até que a Sbórnia nos Separe e Cidade dos Piratas, o seu mais recente filme, estão entre as confirmações.

Paralelamente, nos dias 30 e 31 de Maio, entre as 8h e as 13h, a Monstra estará na RTP2 para uma programação com filmes para os mais novos. São dez horas de animação com filmes que iriam ser exibidos nesta edição do festival e outros de edições anteriores.

Tópico