|literatura

Mário de Carvalho vence Grande Prémio de Literatura Biográfica da APE

Já agraciado com os grandes prémios da Associação Portuguesa de Escritores (APE) para Romance, Conto, Teatro e Crónicas, o escritor é agora distinguido pela obra biográfica «De Maneira que é Claro…».

Mário de Carvalho
Mário de CarvalhoCréditosDiogo Gomes / MadreMedia

«De Maneira que é Claro…», obra do escritor Mário de Carvalho, editada em 2021 pela Porto Editora, venceu, por unanimidade, o Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga, atríbuido pela Associação Portuguesa de Escritores (APE).

O livro reúne as memórias da vida do escritor português: um conjunto de pequenos relances, aleatórios, das visitas, em criança, a Alvalade (vila alentejana em que viveram os seus paus), a escolaridade na Graça e no Liceu Camões, os colegas, os professores, as primeiras leituras, os filme de cowboys... A prisão do pai, os meandros da luta clandestina contra o fascismo, o seu cárcere e o exílio na Suécia.

A distinção da APE, «destina-se a galardoar bienalmente uma obra em português, de autor português» nos domínios da biografia, autobiografia, diário e memórias. Nesta edição, o júri foi constituído por José Manuel Mendes, Cândido Oliveira Martins, José Carlos Seabra Pereira e Maria de Lurdes Sampaio

Em acta, o júri destacou o valor de «De Maneira que é Claro…», «quer pela exímia qualidade estético-literária, contida e vigiada, quer igualmente pelo valor testemunhal e memorialístico das suas evocações».

Mário de Carvalho «teve uma vida intensíssima, lutou na política, lutou durante a ditadura, lutou pela afirmação da democracia e manteve uma vontade de acreditar que transmitiu em 30 obras, até agora, aos seus leitores. Leitores fiéis porque o entendem, porque ele fala do quotidiano, do dia-a-dia, mas também do fantástico, do que as pessoas sonham para além do dia-a-dia», declarou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa sessão de homenagem realizada em 2021, onde o escritor foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui