|SeixalJazz

SeixalJazz «marca vinte»

No ano em que cumpre vinte edições, o Festival Internacional de Jazz do Seixal convida o trio do americano Kenny Barron e o projecto a quatro do português César Cardoso, entre muitos outros.

Lee Konitz Quartet no SeixalJazz 2017
Lee Konitz Quartet no SeixalJazz 2017Créditos / SeixalJazz

O festival acontece em Outubro no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal e também no Armazém 56 – Arte Sx, na antiga fábrica corticeira Mundet, com o SeixalJazz Clube.

Pelo palco do auditório vão passar o trio do americano Kenny Barron, o projecto a quatro do português César Cardoso, o quarteto do guitarrista Peter Bernstein, Ralph Towner acompanhado das suas guitarras de seis e 12 cordas, os polacos Wojtek Mazolewski Quintet, a nova geração representada pelo Ricardo Toscano Trio e a orquestra liderada pelo pianista John Beasley, num tributo claro ao norte-americano Thelonious Monk.

A 20.ª edição do SeixalJazz, promovido pela Câmara Municipal do Seixal, arranca a 17 de Outubro e decorre em dois períodos. O primeiro, até ao dia 19, o segundo, de 22 a 26 desse mês. O programa de 2019 termina com a actuação de John Beasley Monk'estra – nomeado para os prémios Grammy e artista da Mack Avenue, John Beasley é um pianista, compositor e arranjador que se apresentou com ícones da música como Miles Davis, Freddie Hubbard, Dianne Reeves ou James Brown.

O SeixalJazz Clube irá mais uma vez ter lugar no Armazém 56 – Arte Sx e conta com um programa composto por seis formações. Fragoso Quinteto, Daniel Neto Quinteto, Miguel Rodrigues Trio, Trio NoA, Indra Trio e Jeffery Davis Quintet são os nomes que vão passar pelo armazém, sempre a partir das 23h, e a entrada é livre.

Como habitualmente, haverá um dia dedicado ao projecto pedagógico «O SeixalJazz Vai à Escola», que decorre durante todo o ano nos estabelecimentos de ensino do concelho. Será a 22 de Outubro que os alunos e professores das escolas aderentes vão assistir a um concerto comentado com o quinteto da pianista Isabel Rato. 

As entradas para cada espectáculo terão um custo de 12 euros e a assinatura para todo o festival custará 70 euros, com desconto de 25% para jovens até aos 25 anos, reformados e funcionários das autarquias do Seixal. Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais. Os mais curiosos têm uma playlist disponível no canal Deezer

Tópico