Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|efeméride

Iniciativas lembram Bento de Jesus Caraça a 120 anos do seu nascimento

Várias sessões evocativas assinalam o 120.º aniversário do nascimento do matemático, pedagogo e resistente, figura ímpar e memorável da cultura portuguesa no século XX.

Placa evocativa à porta da Casa-Museu Bento de Jesus Caraça, em Vila Viçosa 
Placa evocativa à porta da Casa-Museu Bento de Jesus Caraça, em Vila Viçosa Créditos / visitalentejo.pt

A 18 de Abril de 1901 nasce em Vila Viçosa, filho de humildes trabalhadores rurais, Bento de Jesus Caraça, que viria a tornar-se um dos maiores vultos da cultura portuguesa do século XX.

A passagem dos 120 anos do nascimento do matemático, professor universitário, homem de cultura e combatente antifascista será assinalada com várias iniciativas, apesar das contingências sanitárias derivadas da pandemia em curso.

No domingo, dia 18 de Abril, a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD) promove duas sessões de homenagem a Bento de Jesus Caraça, com o apoio da Associação Bento de Jesus Caraça (ABJC), a qual tem por objectivo divulgar o pensamento de Bento de Jesus Caraça, dar a conhecer a sua obra em todas as suas facetas e promover a discussão em torno das suas ideias.

A primeira realizar-se-á pelas 10h, em Vila Viçosa. Inclui uma romagem à casa em que nasceu, com deposição de flores, e uma intervenção de Duarte Guerreiro (CPCCRD) que poderá ser retransmitida em tempo real nas redes sociais.

A casa tornou-se, em 2013, Casa-Museu Bento de Jesus Caraça, sob gestão da Câmara Municipal de Vila Viçosa. Em Fevereiro passado o Município decidiu atribuir um prémio, com o nome do patrono, aos alunos do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa que obtenham a melhor classificação interna na disciplina de Matemática, em cada ano lectivo.

No mesmo dia, pelas 11 horas, realizar-se-á na Biblioteca Municipal Bento Jesus Caraça, na Moita, uma sessão presencial, assistida e participada via digital por quem se inscrever antecipadamente. As intervenções estarão a cargo de Rui Garcia (presidente da Câmara Municipal da Moita), Augusto Flor (presidente do CPCCRD) e Rui Namorado Rosa (vice-presidente da direcção da ABJC).

Na quarta-feira, dia 21 de Abril de 2021, a ABJC organizará, entre as 17h e as 18h, uma sessão evocativa de Bento de Jesus Caraça em modo virtual, por intermédio da plataforma Zoom, que contará com intervenções de Alfredo Caldeira, sobre «Extrair o medo – traços de um percurso de vida de Bento de Jesus Caraça», e de Paulo Almeida, «Dos Conceitos Fundamentais da Matemática à compreensão do “nosso tempo”» – será uma oportunidade, faz notar a ABJC, para celebrar o 80.º aniversário da publicação do primeiro volume dessa obra magna do autor.

Escola Profissional evoca patrono

A Escola Profissional Bento de Jesus Caraça (EPBJC) evocou o «lutador pela liberdade e pela democratização do ensino e da cultura», cuja obra «constitui uma das principais referências» do seu projecto educativo.

A instituição foi criada em 1990 pela CGTP-IN com o objectivo, entre outros, de «contribuir para a realização pessoal dos jovens, proporcionando, designadamente, a preparação adequada para a vida activa e (…) uma formação integral e integrada dos jovens, qualificando-os para o exercício profissional e para o prosseguimento dos estudos».

Em comunicado, a direcção da EPBJC assume que a escolha de Bento de Jesus Caraça como patrono «foi uma homenagem à sua vida e obra mas, também, uma forma de a escola se apropriar, projectando-o, o seu alto exemplo cívico e moral».

Sublinhando os dois aspectos que marcam o pensamento pedagógico de Caraça, nomeadamente a «a cultura integral do indivíduo enquanto objectivo a alcançar» e «a defesa de uma “escola única”», com a recusa de «uma escola “para os ricos” e outra “para os filhos dos trabalhadores”», a EPBJC chama a atenção para a «grande actualidade» da sua obra e para a conveniência de a mesma «ser muito mais conhecida», em especial pelas novas gerações.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui