|festival

Festival De Artes Infanto-Juvenil sobre Igualdade de Género

A Associação CATRAPUM irá realizar o II GÉNERO AO CENTRO - Festival De Artes Infanto-Juvenil sobre Igualdade de Género nos dias 24, 25, 26 e 29 de novembro de 2022, em Góis, Coimbra e Condeixa-a-Nova.

Depois da primeira edição ter tido 600 espectadores presenciais e mais de 25 mil espectadores online, a Associação CATRAPUM, com apoio da Direção Regional da Cultura do Centro e este ano a candidatura da Coimbra Região de Cultura e Comunidade Intermunicipal da Região Centro, avançou para a segunda edição do festival. 

Com uma programação variada, o Festival terá debates, concertos, workshops, cinema, entrevistas em palco, um concurso e um espetáculo infantil. A Associação pretende manter a estrutura do programa do ano passado, dando este ano o enfoque maior à «Literatura e o poder da Palavra». Na óptica da CATRAPUM «a palavra toma força, transforma pensamentos, cria preconceitos e desmistifica e é cada vez mais acessível e poderosa, por isso também perigosa e permeável», e por isso mesmo «o Festival sentiu urgência em falar sobre esta temática tendo como base a arte e a igualdade de género».

O espetáculo infantil com o título "Sons do Ò", que é uma criação artística da Associação CATRAPUM dirigida a escolas, famílias e crianças entre os 6 e os 10 anos, visa abordar a temática da igualdade e identidade de género. Neste espetáculo serão abordadas escritoras marcantes da história como Maria Elena Walsh, Virginia Woolf, As Três Marias (Cartas Portuguesas), Angela Davis entre outras.

Haverá espaço também para debates com crianças e jovens após espetáculos com pessoas e entidades especializadas em diversas áreas. Para já estão confirmadas as presenças da influencer, ativista e artista multidisciplinar Nuna e da jornalista e professora Liliana Carona, que desafiou os estudantes do curso de Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu a criar um manual de boas maneiras nas Redes Sociais.

Para além disto, entre vários outros momentos, haverá um workshop de escrita criativa com Jorgette Dumby para crianças dos 6 aos 10 anos e outro workshops sobre Igualdade de Género com a psicóloga representante da Casa QUI de Lisboa. Haverá também um concerto da "one woman Show l Branta" para o público sénior na Casa Da Cultura de Góis e uma sessão de Cinema e Debate com público jovem e sénior com uma proposta de filmes da XX Element Projets.

Por fim, haverá um concurso para as Escolas Básicas e Secundárias da Região Centro de ativismo artístico numa parceria com a ação de uma semana da UNWOMEN a propósito do dia 25 de Novembro, onde se pretende convidar os/as estudantes a realizar atividades de ativismo artístico a favor da luta contra a violência das Mulheres.

Tópico