O Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa – Lisboa 5L decorre, de hoje a domingo, em vários espaços da cidade de Lisboa, desde o Teatro Municipal São Luiz ao Museu da Farmácia, passando pelo Cineteatro Capitólio e o Cinema Ideal, mas também em ruas, livrarias, largos e praças, de acordo com a proposta aprovada em 2018 (ver caixa).
A iniciativa reúne mais de 70 autores nacionais e estrangeiros, como Bruno Vieira Amaral, Lídia Jorge, Mário de Carvalho, Teolinda Gersão, Gonçalo M. Tavares, Filipe Melo, Valter Hugo Mãe, Afonso Cruz, Ondjaki, José Luís Peixoto e Itamar Vieira Junior.
No Cinema Ideal vai passar um ciclo de filmes adaptados de obras literárias, criado em parceria com o IndieLisboa, que exibirá Uma abelha na chuva, de Fernando Lopes, sobre o romance de Carlos de Oliveira; Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola, inspirado no clássico de Joseph Conrad Coração das Trevas; Blow-Up, de Michelangelo Antonioni, a partir da novela de Julio Cortázar; Galinha com ameixas, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, sobre a novela gráfica da própria Marjane Satrapi; e Bruscamente no verão passado, de Joseph L. Mankiewicz, sobre a peça de Tennessee Williams.
Hoje, que é Dia Mundial da Língua Portuguesa, os Poetry Ensemble darão um concerto no Cineteatro Capitólio. Ainda no campo da celebração da palavra através da música, o cartaz aponta nomes como Lisbon Poetry Orchestra, Sérgio Godinho, Chullage, Filipe Raposo, Capicua e Camané.
Presencial e online, a programação deste festival contempla ainda um percurso performativo, com a participação do público, pelas ruas, largos e becos da baixa de Lisboa, e duas exposições – uma de Cartas de Lisboa e outra de Álbuns Ilustrados, para ver em cinco praças da capital e na Livraria Snob/Brotéria. Já a iniciativa «Itinerários Literários» pretende levar o público a percorrer as ruas da cidade pela perspectiva de consagrados autores portugueses, como Eça de Queirós e Luís de Camões.
A primeira edição do Lisboa 5L chegou a estar anunciada para Maio de 2020. Apesar de algumas actividades terem acontecido no ano passado, a primeira edição integral foi adiada para 2021.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui