|cinema

Catarina Vasconcelos duplamente premiada em festival na Polónia

A metamorfose dos pássaros, já premiado em diversos festivais internacionais, venceu agora o Grande Prémio e o Prémio do Público do Festival New Horizons, realizado na Polónia.

A metamorfose dos pássaros
A metamorfose dos pássarosCréditos

A obra, que tem percorrido o mundo, foi novamente distinguida, desta feita na 20.ª edição do New Horizons, que decorreu exclusivamente online.

A metamorfose dos pássaros é uma produção da Primeira Idade, tem distribuição internacional da Portugal Filme e é a primeira longa-metragem de Catarina Vasconcelos.

Em reacção aos prémios, a realizadora mostrou-se «profundamente agradecida», num comunicado divulgado pela Portugal Film, e referiu que «a Polónia passa neste momento por um período terrível, onde as liberdades e garantias estão a ser postas em causa e onde a comunidade LGBTQ é alvo de uma política homofóbica que tem vindo a escalar».

Catarina Vasconcelos afirmou ainda que «os filmes só podem existir através da liberdade: liberdade para sermos o que queremos ser e liberdade para amar quem quisermos amar», e desejou que «o cinema possa sempre ser mais forte do que a barbárie».

O filme, que  conquistou o Prémio da Crítica Internacional, na sua estreia mundial no Festival de Cinema de Berlim, tem somado diversas distinções como o Prémio de Melhor Filme no Festival de Vílnius (Lituânia), o Prémio Especial do Júri no Festival de Taipei (Taiwan), o Prémio do Melhor Filme no Festival Dokufest (Kosovo) e o prémio Zabaltegi – Tabakalera no Festival de Cinema de San Sebastián (País Basco).

Recentemente destacou-se ainda com o Prémio do Público no IndieLisboa e o Prémio de Contribuição Artística no Festival de Cinema de Curitiba (Brasil).

A estreia em Portugal deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2021.

Com agência Lusa

Tópico