O IndieLisboa está de volta com sessões fora da caixa

A organização chama-lhe «a parte mais fun» do festival de cinema independente. Depois do sucesso da estreia na edição de 2023, a Piscina Municipal da Penha de França volta a acolher uma sessão de cinema «a boiar». «Ao programa de curtas-metragens para famílias junta-se, pela primeira vez, longas para adultos, com dois clássicos que têm a água, ou a piscina, como tema central – Palombella Rossa, sátira política de e com Nanni Moretti,  sobre um líder comunista amnésico que é também jogador de polo aquático; Piranha, paródia de culto realizada por Joe Dante, o primeiro filme a capitalizar o filão de animais aquáticos mortíferos inaugurado anos antes pelo Tubarão de Steven Spielberg», refere a organização do IndieLisboa num comunicado.

Outra estreia da edição passada que regressa agora é o IndieDate, uma experiência de «encontros às cegas (românticos ou não) para cinéfilos». Os interessados em participar no IndieDate têm que adquirir um bilhete para All of us Strangers, o novo filme de Andrew Haigh, com Andrew Scott e Paul Mescal, exibição única em Portugal, responder a um questionário e «deixar que o seu destino esteja nas mãos do nosso departamento de matching, que vai criar os pares mais adequados a um final feliz». 

O IndiebyNight e as festas são já considerados um clássico do IndieLisboa. «A partir da programação do festival, com maior ênfase na programação do IndieMusic, nascem as festas e os concertos do IndiebyNight, este ano com o primeiro arraial de sempre do IndieLisboa», lê-se na nota. O festival destaca o Drama Bar, novo bar oficial, que será ponto de encontro e convívio nocturno para equipa, pessoas convidadas e público do festival, salientando que as festas e concertos acontecem também noutros espaços da cidade. «Destacamos a After Party Esta Ambición Desmedida, uma listening party do álbum El Madrileño, para dançar e homenagear a música do fenómeno global C. Tangana, na quinta-feira dia 23, no Musicbox, seguida de dj set».

No dia seguinte, um mês após a celebração dos 50 anos do 25 de Abril, «convidamos todas as pessoas a virem celebrar a liberdade numa festa bem perto da Culturgest, no NAV, com concerto a solo de Sallim, e dj sets pela noite fora». 

Entre as novidades desta edição do IndieLisboa contam-se duas sessões com filmes surpresa, ambas no último fim-de-semana do festival. «São filmes novos, aguardados e secretos em todos os sentidos – até para grande parte da equipa do festival», lê-se no comunicado. Mas há também a maratona da Boca do Inferno, uma noitada para cinéfilos «que só termina às 6h da manhã». A sessão intercala longas e curtas-metragens, «num balanço perfeito de tensão e humor, que termina com Cobwebdramedy meta do veterano Kim Jee-woon».