Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|STRUP

Trabalhadores da Carris avançam com nova greve por aumentos salariais

Os trabalhadores da transportadora Carris vão avançar para uma greve, no dia 18 de Setembro, depois de terem reunido hoje com a administração da empresa e de esta não ter dado resposta às suas reivindicações.

CréditosMário Cruz / Agência Lusa

«A reunião terminou sem resposta positiva às questões da actualização dos salários e da evolução para as 35 horas semanais», disse à Lusa Manuel Leal, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP/CGTP-IN), que se reuniu esta terça-feira com a administração da Carris, Companhia Carris de Ferro de Lisboa, operador de transportes públicos da capital.

Assim, adiantou, o sindicato vai «dar entrada com o pré-aviso de greve para o dia 18 de Setembro, conforme decidido em plenário de trabalhadores». A greve de 24 horas abrangerá todos os sectores da empresa.

Os trabalhadores da Carris reivindicam um aumento salarial de 100 euros na tabela e a redução do horário de trabalho para as 35 horas semanais, incluindo os tempos de deslocação no horário de trabalho, bem como a actualização dos valores do subsídio de refeição.

Entretanto, a empresa fez uma actualização de 60 euros, mas o sindicato pede agora que sejam somados 40 euros, de forma a corresponder à reivindicação de mais 100 euros na tabela. Já em Julho os trabalhadores da Carris cumpriram uma greve parcial, com uma adesão superior a 90%, considerando que a administração «tem condições para corresponder à necessidade de um aumento real dos salários e da evolução para as 35 horas semanais».

Outra das reivindicações do STRUP é a «integração definitiva» dos trabalhadores da Carrisbus, que assegura a manutenção e reparação de autocarros e eléctricos, e da Carristur, que presta serviços de turismo e formação, ambas detidas a 100% pela Carris.

A Carris apresentou um resultado líquido positivo de 9,5 milhões de euros em 2023.


Com agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui