Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Trabalhadoras das cantinas em Guimarães convocam greve


Estas trabalhadoras, a laborarem nas cantinas das escolas de 1.º ciclo com vínculos precários, decidem marcar greve para o dia 17 de Março.

CréditosTiago Petinga / Agência LUSA

Das 130 trabalhadoras de 60 cantinas, apenas quatro estão efectivas, sendo que as restantes são contratadas a termo certo pela Unisef, que é a empresa concessionária do serviço de refeições do município de Guimarães, ou por empresas de trabalho temporário.

Estas trabalhadoras reuniram-se em plenário no dia 10, através do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte, e decidiram realizar uma greve no dia 17 de Março, com concentração junto à Câmara Municipal de Guimarães, se até lá não virem os seus problemas resolvidos.

O sindicato informa que estas trabalhadoras são contratadas todos os anos em Setembro, no início do ano lectivo,  para depois serem despedidas em Junho ou Julho do ano seguinte, «vivendo esta insegurança, ano após ano, algumas há 17 ou 18 anos consecutivos».

Para além de problemas na classificação da profissão, os salários são muito baixos e não são actualizados desde 2010. A estrutura sindical acrescenta ainda que os ritmos de trabalho são muito intensos devido à falta de pessoal.

Depois do plenário, as trabalhadoras dirigiram-se à Câmara Municipal onde exigiram ser ouvidas e foi agendada uma reunião que decorreu hoje.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui