|Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho

STAL entrega carta a exigir valorização do trabalho local

A carta aberta é entregue esta quinta-feira ao Governo, na qual se exige a valorização dos trabalhadores e condições dignas de trabalho, sobretudo em questões de acidentes, prevenção e segurança.

Foto de Arquivo: manifestação em Lisboa
Foto de Arquivo: manifestação em LisboaCréditos / STAL

Em comunicado, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL/CGTP-IN) informa que a entrega ocorrerá ao meio-dia, na Presidência do Concelho de Ministros, numa acção reivindicativa por melhores condições de trabalho na Administração Local.

Na carta, o STAL realça as péssimas condições de trabalho que se verificam na Administração Local e repudia a norma, introduzida pelo anterior governo do PSD e do CDS-PP, que proíbe os trabalhadores em funções públicas de acumular com a sua remuneração a pensão devida por acidente de trabalho ou doença profissional. 

O STAL admite ainda intensificar a luta por melhores condições de trabalho e em torno da concretização do suplemento de insalubridade, penosidade e risco, como exige um levantamento sério e exaustivo das condições de trabalho, com vista «ao efectivo cumprimento dos direitos laborais e resolução dos problemas dos trabalhadores da Administração Local».

A iniciativa enquadra-se nas comemorações do Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho e do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, ambos assinalados a 28 de Abril.

Tópico