|hotelaria

Problemas de segurança alimentar no hospital de Santa Maria da Feira

São denunciados problemas no serviço de alimentação do Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, que põem causa a segurança e higiene alimentar e as condições dos trabalhadores. A convocação de uma greve está em cima da mesa.

https://www.abrilabril.pt/sites/default/files/styles/jumbo1200x630/public/assets/img/hospital_de_sao_sebastiao.png?itok=JqfDop1i
Hospital de São Sebastião, Santa Maria da Feira
Hospital de São Sebastião, Santa Maria da FeiraCréditos / Diário de Aveiro

O Sindicato de Hotelaria do Centro (CGTP-IN), depois de reunir com as trabalhadoras, denuncia num comunicado «a situação difícil em que estão a ser prestados os serviços de alimentação na unidade» do Hospital de São Sebastião.

Em causa está a falta de trabalhadores, nomeadamente por não serem substituídos todos os que se encontram em situação de férias ou baixa médica, num contexto de «um quadro de pessoal já de si reduzido para as necessidades do serviço». Este panorama, acusa o sindicato, já levou a situações «de grande perigo ao nível da higiene e segurança alimentar», tendo também como consequência os ritmos de trabalho elevados, que «lançam cada vez mais trabalhadoras para a situação de baixa médica».

Acresce ainda, segundo a estrutura sindical, a falta de equipamentos adequados, com muitos que se encontram «obsoletos», e ainda a falta de material, como louça.

O comunicado também se refere à «falta de coordenação dos recursos humanos e da gestão da unidade», que o sindicato afirma «já ter sido amplamente denunciada à administração da empresa concessionária, a Uniself».

O Sindicato de Hotelaria do Centro dá conta de que já foram feitas várias tentativas de resolução dos problemas por via do diálogo, através de ofícios enviados à administração da Uniself e ao Conselho de Administração do hospital, para além de reuniões. Face à falta de resposta, o sindicato e as trabalhadoras decidiram que, se na próxima semana não forem tomadas medidas, «irão editar um pré-aviso de greve».

Tópico

0 Comentários

no artigo "Problemas de segurança alimentar no hospital de Santa Maria da Feira