|jovens trabalhadores

«O pacote é p’ra cair!»: jovens trabalhadores também vão sair à rua

A Interjovem/CGTP-IN, organização representativa da juventude trabalhadora, realiza no próximo dia 28 de Março a Manifestação Nacional de Jovens Trabalhadores, em Lisboa. A concentração está marcada para às 15 horas, na Praça da Figueira, seguindo depois em direcção ao Campo das Cebolas.

CréditosCarlos M. Almeida / Lusa

A iniciativa assinala o Dia Nacional da Juventude, evocando a data de 1947, quando centenas de jovens antifascistas foram reprimidos pela PIDE durante um acampamento organizado pelo Movimento de Unidade Democrática Juvenil (MUD Juvenil), no Algarve. Mais de sete décadas depois, a Interjovem considera que a luta volta a ser urgente, desta vez contra a precariedade laboral e o pacote laboral proposto pelo Governo a mando dos patrões.

Sob o lema «O pacote é p’ra cair! + salário + direitos», os jovens trabalhadores exigem a revogação imediata das medidas que, segundo a Interjovem, aprofundam a precariedade, facilitam os despedimentos sem justa causa e restringem os direitos de contratação colectiva e greve.

A organização critica a actuação do Executivo com apoio parlamentar do Chega e da Iniciativa Liberal, acusando-o de fazer «uma clara opção política ao serviço dos grandes grupos económicos».

A resposta dos trabalhadores, lembra a nota, tem sido visível nas ruas, nomeadamente na greve geral de 11 de Dezembro e na entrega de mais de 190 mil assinaturas contra o pacote laboral ao primeiro-ministro.

No final do percurso, no Campo das Cebolas, estão previstas intervenções de Alice Martins, operária têxtil e dirigente nacional da Interjovem, e de Tiago Oliveira, secretário-geral da CGTP-IN, que deverão reforçar o compromisso de intensificar a luta por melhores salários, direitos e condições de vida dignas para a juventude.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui