Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Agência Lusa

Lusa repõe subsídio e trabalhadores desconvocam greve

A greve de 48h dos trabalhadores da agência de notícias Lusa foi suspensa, uma vez que a administração se comprometeu a voltar a pagar o subsídio de transporte na íntegra.

CréditosANTÓNIO COTRIM / LUSA

Em comunicado, os três sindicatos que convocaram a greve afirmam que foram chamados «de urgência» pelo presidente do conselho de administração, Nicolau Santos, para uma reunião a realizar ontem, a propósito do corte do subsídio de transporte, que levou à marcação da greve de hoje e amanhã na agência, agora desconvocada.

Face à proposta apresentada sobre o pagamento do subsídio de transporte, «os sindicatos decidiram suspender a greve e convocam um plenário de trabalhadores para segunda-feira, 16 de Novembro» para auscultarem os trabalhadores sobre a nova forma de pagamento do subsídio.

Na reunião, a administração propôs «a manutenção do pagamento dos 69,65 euros através de dois subsídios (40 euros em subsídio de transporte e 29,65 euros em outro subsídio a ser criado), ficando ambos os subsídios inscritos no Acordo de Empresa», pode ler-se no comunicado conjunto do Sindicato dos Jornalistas (SJ), Sindicato das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do ambiente, Centro Sul e Regiões Autónomas (SITE CRSA/CGTP-IN) e Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos de Serviços, Comércio, Restauração e Turismo (SITESE).

Segundo o comunicado, a empresa comprometeu-se ainda a pagar o valor integral já na remuneração de Novembro e a devolver o valor cortado em Outubro.

Além da solução proposta pela administração, o plenário a realizar na segunda-feira irá discutir outros temas como «a precariedade, os constrangimentos financeiros da Lusa e o futuro das negociações pecuniárias para 2021», indicam os sindicatos.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui