Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|direito à parentalidade

FNAM «prioriza» o direito dos médicos a serem pais

«É fundamental que sejam garantidos direitos de parentalidade que tenham em conta as especificidades do trabalho médico»: a redução de horário na gravidez e de assistência à família, defende a FNAM.

Créditos / Agência Lusa

«Devido às suas funções, os médicos têm de fazer jornadas de trabalho prolongadas, muitas vezes à noite, e o trabalho em horas extraordinárias é transversal», explica, em comunciado enviado ao AbrilAbril, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM). 

Não só apenas para as médicas durante o período de gravidez, mas também para médicos e médicas que acompanham os seus filhos nos primeiros anos de vida, «é fundamental garantir a sua saúde e condições de trabalho dignas».

Segundo a FNAM, os direitos de parentalidade dos médicos não foram abordados por mais nenhum dos envolvidos na mesa negocial (com o Ministério da Saúde), assumindo, neste contexto, a federação o papel de «priorizar o tema», apresentando uma proposta «séria e justa», que «valorize o trabalho e os direitos» destes trabalhadores: a redução de horário em casos de gravidez e de assistência à família.

Os direitos de parentalidade dos médicos encontram-se consagrados na Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas e no Código do Trabalho, de acordo com o tipo de contrato que liga o médico à instituição onde exerce funções. A proposta da FNAM tem por objectivo uniformizar a legislação, «de forma a não criar desigualdades entre médicos que trabalham nas mesmas unidades» com diferentes tipos de contrato.

É indispensável que, para todos estes profissionais (que têm, como qualquer outro trabalhador, o direito a constituír família e a serem pais), se tenha em conta o trabalho noturno, as horas extraordinárias obrigatórias e a penosidade e o risco associado ao trabalho médico.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui