|SEP

Enfermeiros de Chaves, Lamego e Vila Real em luta pelas suas carreiras

A concentração está agendada para esta quarta-feira pelas 10h30 porque estes profissionais «continuam sem ver os seus problemas resolvidos e, a partir do mês de Julho, [serão] agravados».

A admissão dos enfermeiros necessários é uma das reivindicações do protesto
.CréditosJOSÉ COELHO / LUSA

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) convocou uma concentração para amanhã de manhã em frente ao Centro Hospitalar Trás os Montes e Alto Douro (CHTMAD), em Vila Real, onde participarão enfermeiros das unidades hospitalares de Chaves, Lamego e Vila Real.

Em causa está contestação por estes profissionais de saúde de um conjunto de problemas atinentes à sua carreira e reposicionamento remuneratório.

Lê-se em comunicado do sindicato que, por um lado, «continua sem ser pago a um conjunto signficativo de enfermeiros» o suplemento devido a enfermeiros especialistas.

Por outro, ainda não foi executado o reposicionamento remuneratório dos enfermeiros que reunem condições para tal, e que deveria ter ocorrido em Maio, com efeitos a Janeiro deste ano.

Por fim, contra a exigência feita pelo CHTMAD para que estes profissionais venham devolver os «valores pagos e que resultaram da actualização do vencimento dos enfermeiros» que tinham «sido reposicionados na primeira posição remuneratória da carreira de enfermagem» em virtude da contabilização do tempo de serviço.

A estrutura sindical considera que o período de exercício profissional destes enfermeiros não pode ser «limpo» pelo Centro Hospitalar.

Tópico