|artes do espectáculo

Debate público sobre segurança no trabalho em artes cénicas

Por iniciativa do CENA-STE, o Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, acolhe no próximo dia 8, às 17h, o debate público «Saúde e Segurança no Trabalho em Artes Cénicas». A entrada é livre.

A saúde e a segurança no trabalho em artes cénicas serão debatidas em Coimbra num encontro organizado pelo CENA-STE
A saúde e a segurança no trabalho em artes cénicas serão debatidas em Coimbra num encontro organizado pelo CENA-STE Créditos / Diário do Nordeste

O Sindicato dos Trabalhadores dos Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos (CENA-STE/CGTP-IN) afirma, em comunicado, que o tema é «frequentemente secundarizado», tanto na «definição e concretização das políticas públicas que o regulam e financiam», como no «quotidiano de quem faz deste trabalho a sua profissão e justamente reclama melhores condições laborais».

Assim, o debate que a estrutura sindical promove no Teatro da Cerca de São Bernardo pretende «contribuir para a inversão desta tendência», no que «ela revela de desconsideração pelo trabalho artístico enquanto área laboral que necessita de regulação» e pelo «direito à segurança de trabalhadores e públicos».

Créditos

O sindicato informa que a iniciativa contará com a participação de «pessoas com larga e reconhecida experiência na matéria», nomeadamente no que respeita à análise e aplicação de normas legais, à elaboração de projectos e planos de segurança, e à coordenação de espaços e de equipas técnicas.

No encontro, que é aberto ao público em geral e tem entrada gratuita, as intervenções iniciais estarão a cargo de Fernando Oliveira Duarte (psicólogo e especialista em Saúde e Segurança no Trabalho), Cidália Worm (projectista de Segurança contra Incêndios em Edifícios e especialista em Medidas de Autoprotecção) e Manuel Alão (designer e técnico de luz, e ex-director técnico de sala de espectáculos).

Tópico