Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|aumentos salariais

CESP: Governo PS bloqueia aumentos a 120 mil administrativos

Depois de atrasar, o mais possível, os aumentos negociados de 100 mil trabalhadores da restauração, o Governo PS volta a fazer o mesmo a 120 mil trabalhadores administrativos, recusando-se a publicar uma simples portaria.

CréditosPaulo Novais / Agência Lusa

Num momento em que os trabalhadores vivem com tantas dificuldades em cumprir com as suas obrigações, face a um aumento brutal dos custos da habitação e do retalho, o Governo PS «assobia para o lado», denuncia o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP/CGTP-IN), em comunicado. Escusado será dizer que o IVA zero, para além de uma enorme borla às empresas, de nada serviu para atenuar a situação.

«Ao não mandar publicar a portaria que actualiza os salários a mais de 120 mil trabalhadores», o Governo PS contribui ainda mais para agravar a vida de milhares de trabalhadores (cerca de 120 mil, mais as famílias que deles dependem). Apesar de «desempenharem funções qualificadas», a maioria dos administrativos recebem o salário mínimo nacional, «ou perto disso».

A publicação da portaria é da «única, e exclusiva, responsabilidade do Governo», não custando um cêntimo ao Orçamento de Estado. Atrasando um processo que já está concluído (depois de negociado) quem acaba por ser beneficiado pelo Governo PS são as empresas, que continuam a «viver com o dinheiro que é dos trabalhadores», ao não serem obrigadas a actualizar os salários.

«O CESP vai continuar a exigir a valorizaçao destes trabalhadores e a melhoria das suas condições de vida», contra um Governo «apostado no empobrecimento de quem trabalha», capaz de deixar 120 mil trabalhadores sem aumentos salariais por ter metido, entre outras coisas, também «este processo na gaveta».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui