|Ciência

Bolseiros realizam concentração a 28 de Maio

A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) convocou um protesto para a próxima segunda-feira, em Lisboa, pela integração e de repúdio às declarações do reitor António Cruz Serra.

Protesto faz parte de uma campanha sob o mote «Uma bolsa + Um bolseiro = Um contrato»
Protesto faz parte de uma campanha sob o mote «Uma bolsa + Um bolseiro = Um contrato»Créditos

Em nota de imprensa, a Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) explica que a manifestação surge na sequência das declarações do reitor da Universidade de Lisboa, António Manuel da Cruz Serra, que, a 15 de Maio, afirmou que «discordo completamente da carreira de investigação e que tudo farei para acabar com ela».

O protesto dos bolseiros de investigação científica está marcado para dia 28 de Maio, das 13 às 14h, junto à Reitoria da Universidade de Lisboa.

Para a ABIC, «numa universidade onde há bolseiros a dar aulas a custo zero, estas afirmações não são só de lamentar mas também de combater», motivo pelo qual apela à participação no protesto, em defesa da carreira de investigação científica, e para exigir que a «cada bolseiro corresponda um contrato».

«Num contexto em que há a possibilidade de regularização de vínculos precários e em que mais de 3000 docentes e investigadores pediram a regularização do seu vínculo, estas declarações são entendidas como um boicote à aplicação da lei e demonstram um ataque frontal à investigação científica no seio das universidades», acrescenta a estrutura.

Tópico