Passar para o conteúdo principal

A Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas e Eléctricas (Fiequimetal/CGTP-IN) explica, através de comunicado, que a reivindicação central neste processo foram os aumentos dos salários-base, que serão de 4,7%, acrescidos de 30 euros, nos salários inferiores a 1500 euros, ou de 20 euros, nos salários entre 1500 e 2000 euros. «Será também de 4,7% o aumento nas cláusulas com expressão pecuniária», lê-se na nota, com a estrutura sindical a assumir que a valorização da anuidade vai igualmente contribuir para a melhoria das condições de vida e a valorização dos trabalhadores.

A revisão do Acordo de Empresa da ADP Fertilizantes foi formalizada no passado dia 25 de Julho, sendo que os acordos alcançados com comissão negociadora da Fiequimetal beneficiam todos os trabalhadores.

A Fiequimetal e os sindicatos (SITE CSRA e SITE Sul) saúdam a luta de todos aqueles que estiveram envolvidos neste processo e contribuíram para o desfecho positivo de melhoria da remuneração dos trabalhadores da ADP Fertilizantes, processo que tem seguimento após as férias, com a discussão da actualização do subsídio de turno. 

«Este resultado constitui um ensinamento para os próximos passos da luta constante e persistente dos trabalhadores, por uma mais justa distribuição da riqueza criada pelo trabalho», considera a Federação.

Recorde-se que, em Junho último, os trabalhadores da ADP Fertilizantes realizaram dois dias de greve pela recuperação do poder de compra e a valorização dos salários. A acção de luta levou a empresa a retomar as negociações com os sindicatos.